Mecanismos de trauma frequentes

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Rocket clouds
Mecanismos de trauma frequentes by Mind Map: Mecanismos de trauma frequentes

1. Colisão automobilística: pode ocorrer em capotamentos, ou ainda de forma frontal, posterior, lateral e angular.

2. Capotamento: acidente automotivo no qual o veículo pode tombar para um dos lados, ficar com as rodas para cima ou até girar sobre seu próprio eixo, podendo retornar a sua posição normal.

3. Atropelamento: as crianças são as vítimas mais comuns. O mecanismo de lesão pode ser dividido em três etapas: impacto contra o para-choque dianteiro, contra o capô e para-brisas e contra o solo.

4. Colisão ciclística ou motociclística: no impacto frontal, o motociclista é lançado contra o tanque de combustível e o contra o guidão da moto, podendo sofrer lesões pélvicas.

5. Queda: a extensão e a gravidade das lesões relacionam-se com a altura, com a capacidade de deformação da superfície, com a parte do corpo que sofre o primeiro impacto e com o fato de ocorrerem ou não outros impactos durante o trajeto até o impacto final no solo.

6. Ferimentos penetrantes (ferimento por arma de fogo ou arma branca): são ferimentos por objetos que penetram na pele e têm como característica a transferência de energia concentrada em uma pequena área.