Cultura e indústria Cultura no Brasil

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Rocket clouds
Cultura e indústria Cultura no Brasil by Mind Map: Cultura e indústria Cultura no Brasil

1. A programação da televisão

1.1. A programação e os comerciais da televisão brasileira influenciam os hábitos e costumes da população, favorecendo a homogenização de comportamentos, não de pode pensar que os indivíduos sejam receptores passivos que gravam mensagens e passam automaticamente a repetí-las.

1.2. A televisão também desempenha um papel na reflexão do Brasil atual, principalmente por meio das telenovelas, que levam milhões de telespectadores algumas questões pouco discutidas ou até silenciadas - como o homossexualismo, por exemplo, que de "assunto proibido" tornou-se objeto de ampla discussão por ter sido abordado em novelas.

2. A cultura no Brasil compreende uma quantidade e uma diversidade imensas de expressões - como festas, danças, canções, esculturas, gravuras, literatura (contos, romances, poesia, cordel), mitos, superstições, alimentação - presentes em nosso cotidiano e incorporadas ou não pela indústria cultural.

3. A televisão Brasileira

3.1. A televisão chegou no Brasil no início da década de 1950, quando o jornalista Chateau-briand inaugurou a primeira emissora brasileira, a TV Tupi, de São Paulo,

3.1.1. Depois da implantação da TV Tupi, foram inauguradas a TV paulista, em 1952, a Record de São Paulo de 1955, a TV Italcolomi, de Belo Horizonte, e a TV Rio em 1958.

4. Industria cultural no Brasil

4.1. O Desenvolvimento da indústria cultural no Brasil teve como marcos a introdução do rádio, na década de 1920, o início das transmissões de televisão, na década de 1950, e, nos anos 1990, a expansão da internet.

4.2. A primeira transmissão de rádio no Brasil ocorreu em 1922, inaugurando uma fase de experimentação, voltada principalmente para atividades não comerciais.

4.3. Entre as décadas de 1930 e 1950, o rádio alcançou seu apogeu de audiência, principalmente com os programas de auditório e as radionovelas, além de programas jornalísticos e humorísticos, transmissões esportivas e grandes musicais.

5. O que caracteriza nossa cultura?

5.1. Task 2

5.2. Task 3

5.3. Na América portuguesa, no século XVI, as culturas indígenas e africanas, apesar da presença marcante, não eram reconhecidas pelos colonizadores.

5.4. Após a colonização fundamentou-se no Brasil elementos essenciais para a construção de uma cultura. Com raízes indígenas e africanas influenciando a arquitetura, a comida, a vestimenta, a dança, a pintura, a música etc.

6. A Inclusão Digital

6.1. O caminho mais rápido e tranquilo para a democratização dos meios de comunicação de massa no Brasil ainda é o desenvolvimento da internet. Para que isso ocorra, é necessário, no entanto, que o acesso a esse meio seja ampliado de modo significativo. Isso feito, poderemos ter um canal diferenciado de informação de cultura.