Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Rocket clouds
Mapa Conceitual by Mind Map: Mapa Conceitual

1. Divisão Internacional do Trabalho

1.1. Especialização da produção e da comercialização de produtos por grupos e países. Os países europeus produziam parte dos produtos manufaturados, e as colônias forneciam matéria-prima.

2. Países Desenvolvidos

2.1. Países dominantes, que possuem grandes riquezas, possuem grande elite e alta industrialização, estes países eram os que produziam manufaturas.

3. Países Subdesenvolvidos

3.1. Países com baixa industrialização, que não possuem grandes riquezas, coloniais, dificultando assim, seus desenvolvimentos econômicos e sociais.

4. Países em Desenvolvidmento

4.1. São os países que ficam entre desenvolvidos e subdesenvolvidos, ou seja, eles não apresentam grandes riquezas, porém, sua taxa de industrialização está crescendo cada vez mais, se destacando em grandes grupos dos países.

5. Países do Norte

5.1. É um conjunto de países mais desenvolvidos e que possuem maiores riquezas e pequenos problemas sociais. Basicamente, são os países desenvolvidos. Se encontram no hemisfério norte do mundo. Estados Unidos, Inglaterra e França, são exemplos de países do Sul.

6. Países do Sul

6.1. Estes são o os que se encontram em menor escala de desenvolvimento, tendo maiores problemas sociais e menores riquezas. Países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento. Se encontram no hemisfério norte, países como México, Equador e China, são considerados países do Norte.

7. Mercado Emergente

7.1. É dado este nome para países cuja suas economias estão cada vez mais maiores, oferecendo grande potencial de mercado e população consumidora. Alguns exemplos destes países são, Brasil, Rússia, China e Índia, como eram chamados antes da entrada da África do Sul, BRIC.

8. Produtos Primários

8.1. Os produtos primários são, produtos que passam por um processo de transformação em que deixam o seu estado original e passam a ser produtos comercializados. (Agropecuários, extrativos e minerais)

9. Commodities

9.1. São produtos que funcionam como matéria-prima, ou seja, produtos de origem primária, e sendo de produção em larga escala e grande importância mundial.

10. Produtos de Alta Intensidade Tecnologica

10.1. Esses produtos que exigem mão de obra qualificada, e na exportação/importação essas tecnologias agregam valor. Há uma grande integração dessas tecnologias nos países desenvolvidos.

11. Países Centrais

11.1. Esses países fabricam e exportam produtos de alta intensidade tecnológica. Os países centrais também são aqueles em que a população possui elevadas condições de vida. Sendo eles, E.U.A, países da Europa Ocidental, França, Alemanha e reino unido.

12. Países Periféricos

12.1. São os países de economias com forte base agrária ou mineral, com uso de pouca tecnologia e sem equipamentos modernos na produção. As industrias na maior parte desses países são escassas e suas exportações concentram-se em produtos primários de baixo valor agregado. Tendo o IDH baixo, serviços de saúde e de educação precários, renda por per capita baixa. Exemplos, Sudão, Tanzânia, Lêmen e Nepal.

12.2. Países Semiperiféricos

12.2.1. Formam um grupo muito diversificado, e parte deles tem pouca porcentagem de participação nas exportações de produtos manufaturados. E há outros que são grandes agroexportadores com commodities. Um exemplo são a China e a Índia que tem aumentado a sua capacidade tecnológica.

13. Blocos Econômicos

13.1. Pelas persistências em fronteiras e diferenças nacionais, os países criaram os blocos econômicos. Tendo objetivo de ampliar os mercados nacionais, a zona de livre comércio, união aduaneira entre outros