Alterações ambientais

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Alterações ambientais by Mind Map: Alterações ambientais

1. Alguns dos principais poluentes são: óxido de enxofre, nitrogênio, carbono e gás freon.

1.1. Óxido de enxofre: queima do carvão mineral e do óleo diesel em indústrias.

1.2. Óxido de nitrogênio:liberado em vários processos industriais.

1.3. Estes ácidos provocam doenças pulmonares como asma bronquite e enfisema pulmonar.

1.4. Esses gases reagem com o vapor da água na atmosfera produzindo os ácidos sulfúrico e nitrico que formam um fenômeno chamado chuva ácida, causando prejuízos na área urbana.

1.4.1. Eles provocam a corrosão de metais, construções e obras de arte.

1.4.2. Também danificam os materiais do solo matando filhotes de peixe e larvas de invertebrados acabando com a cadeia alimentar.

2. Monóxido de carbono: liberado devido a combustão incompleta de moléculas orgânicas. Impede que as hemácias transportem O2, causando asfixia, aceleração do ritmo respiratório e aumento da frequência cardíaca. Pode também possuir o efeito de entorpecentes e levar à óbito. --Principais fontes: escapamento de automóveis e chaminés de indústrias.

3. Dióxidos de carbono: liberado pela atividade industrial, veículos automobilísticos, queima de madeira e combustíveis fósseis. Pode agravar o efeito estufa, pois há mais irradiação infravermelha aumentando a temperatura.

4. Poluição de H2O:

4.1. Eutroficação: Grande quantidade de esgoto doméstico lançadas nos rios, etc. A matéria orgânica entra em decomposição, resultando no acúmulo de nutrientes minerais, se multiplicando a entrada de luz, faltando oxigênio. A decomposição é feita por organismos anaeróbico aquele liberam gases por isso o mau cheiro. A proliferacão de bactérias aeróbicas que decompõe a matéria excessiva diminui 02 na água. H2O eutrofiza é imprópria par ao consumo humano.

5. Detergente: Proceso semelhante à eutrofizacão, diminui oxigênio nas águas.

6. Esgoto quente: Reduz a concentração de oxigênio dissolvido, pois a temperatura diminui a solubilidade do oxigênio.

7. Poluição do solo

7.1. Chumbo: é detonante da gasolina e causa a doença saturnino com consequências no sistema nervoso

7.2. Inseticidas: DDT, demora cerca de 10 anos para ser biodegradado, tem efeito cumulativo, ou seja, se concentra nos organismos ao longo da cadeia alimentar. Consumidores terminais são os que mais tem concentração de DDT, magnificação trafica.

7.3. Mercúrio: envenena diversos componentes da cafeína alimentar, causa problemas ao sistema nervoso. Também ocorre magnificação trófica.

7.4. Lixo urbano: ->Nos países desenvolvidos; ->Ploriferacao de ratos e outros transmissores de doenças além da contaminação do solo, ar e água; ->Poluição atmosférica, enterrar o lixo contaminando os lençóis subterrâneos de água.

8. Alterações ambientais são alterações que a natureza sofre tanto através da ação do homem quanto através de fenômenos da própria natureza.

9. Poluição: é a presença de agentes físicos ou substâncias químicas, denominadas poluentes que impedem ou prejudicam a vida.

9.1. Poluição do ar: indústrias e veículos automobilísticos liberam no ar partículas, moléculas e substâncias que prejudicam a vida dos seres, provocam alterações climáticas e degradam o ambiente,influenciando diretamente ou indiretamente a vida do planeta.

10. Gás freon: liberado no ar como gás estufa, sobe para as camadas da atmosfera e reage com o ozônio permitindo mais radiação UV.

10.1. O ar das camadas mais altas, por ser frio e mais denso, desce. Já o ar inferior, próximo ao solo, mais quente e menos denso, sobe. Isso ocorre nos centros urbanos, denominado inversão térmica, o ar mais frio se acumula sobre as cidades, dificultando o aquecimento do solo e consequentemente do ar próximo ao solo.

11. Maré vermelha: algas pirrofíceas produzem toxinas que podem ser mortais. -Quando a população de algas está em seu tamanho normal, as toxinas são diluídas sem maiores problemas; - Superpopulação: causado pelos esgotos em praias; - Têm coloração avermelhada.

12. Petróleo: A mancha de óleo se espalha por quilômetros impedindo passagem de luz o que causa morte das algas do filoplâncton, afetando o sistema aquático.