Física Moderna

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Física Moderna by Mind Map: Física Moderna

1. O Efeito Fotoelétrico

1.1. Quando a luz incide sobre a superfície de um metal, elétrons podem ser emitidos por ela.

1.2. Quando a luz de certa freqüência (f) arranca elétrons do metal, eles não saem todos com a mesma energia. Suas energias distribuem-se entre um valor mínimo e um máximo.

1.3. É necessária uma energia mínima, para arrancar um elétron de determinado metal, é chamada FUNÇÃO TRABALHO (W).

1.4. Para explicar o efeito fotoelétrico o físico alemão Albert Einstein afirmou que a taxa de emissão de fotoelétrons é diretamente proporcional à intensidade da luz incidente.

1.5. Para que um elétron escape da superfície de um metal, deve-se fazer um trabalho contra as forças que o fixam aí, ou seja, os fotoelétrons devem adquirir energia suficiente para serem ejetados

1.6. A energia cinética dos fotoelétrons é independente da intensidade da luz incidente

2. O Efeito Compton

2.1. Os fótons apresentam propriedades corpusculares (de partículas) quando se chocam com um elétron. Nessas circunstâncias, o fóton perde energia para o elétron, diminuindo sua freqüência e aumentando o seu comprimento de onda.

3. Dualidade onda-partícula

3.1. A Luz apresenta propriedades ondulatórias (reflexão, refração, difração, interferência e efeito Dopler) e corpusculares (efeito fotoelétrico e efeito Compton).

4. DECAIMENTOS RADIOATIVOS

4.1. Muitos núcleos atômicos são instáveis e para atingir a estabilidade emitem radiação. As três principais formas de radiação nuclear

4.2. ALFA: são núcleos de Hélio, isto é, íons duplamente positivos

4.3. BETA: é formada por elétrons rápidos, de velocidades próximas à velocidade da luz

4.4. GAMA: é formada por ondas eletromagnéticas de altíssima freqüência. É usada em tratamentos de radioterapia (cobalto-60 ou césio-137 são boas fontes desse tipo de radiação

5. Corpo negro

5.1. Corpo que absorve toda a radiação incidente (não reflecte nem se deixa atravessar pela radiação...)

5.2. Se estiver em equilíbrio térmico com a sua envolvente, tem de emitir exactamente a mesma radiação que absorve (em qualquer comprimento de onda...)

5.3. A temperatura do corpo negro determina o seuespectro de emissão

6. Duas fontes luminosas de mesma freqüência (isto é, de mesma cor) emitem fótons de igual energia “hf”

6.1. Uma fonte “brilhante” (grande intensidade luminosa) emite mais fótons por segundo do que uma fonte “tênue” (pequena intensidade luminosa) da mesma cor, porém os fótons de ambas as fontes têm a mesma energia

7. OS RAIOS X (RAIOS RÖNTGEN)

7.1. São ondas eletromagnéticas de alta freqüência, ou seja, alta energia – 10 keV (dentários) à 1000 keV (aceleradores lineares) - , obtidas quando elétrons rápidos colidem sobre uma placa metálica (wolfrânio ou tungstênio).