Modelos Pedagógicos em Ensino a Distância

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Rocket clouds
Modelos Pedagógicos em Ensino a Distância by Mind Map: Modelos Pedagógicos em Ensino a Distância

1. A partir das mudanças sofridas pelas instituições de educação e a inserção do modelo EaD de aprendizagem, pensar sobre NOVOS MODELOS PEDAGÓGICOS foi algo mais do que necessário!

1.1. A realidade atual da sociedade, que valoriza mais a busca de mais conhecimento é mais um fator que potencializa a importância dessa busca.

2. O Ensino á Distância é algo que possibilita que o trabalhador se aperfeiçoe não precisando de abster de trabalhar, assim pode-se conciliar educação e trabalho.

2.1. Ferramenta que a sociedade usa para abater o déficit educacional e melhorar a inclusão social. Se mostra uma técnica eficiente, que pode mudar o quadro da educação brasileira.

3. O surgimento das TIC's fizeram com que precisasse ser realizadas mudanças nas práticas pedagógicas aplicadas

4. A mudança de paradigma que ocorreu na educação foi uma mudança de fora para dentro, ou seja, a introdução de novas tecnologias, advindas das necessidades impostas pelo novo mundo onde tempo e espaço são super-valorizados, reorganizou o cenário da aprendizagem e levou a um novo perfil de instituição.

4.1. Isso abre um novo caminho para as pesquisas que auxiliam no entendimento dessas novas tendências

5. IMPORTANTE: A teoria deixa de ser o melhor caminho e a necessidade de encontrar novos métodos se tornam mais do que necessário.

6. Os vários modelos pedagógicos como o: Interacionista, no qual se diz que o sujeito constrói se próprio conhecimento; o Instrucionista, no qual se diz que todo o conhecimento de um indivíduo vem do meio externo; o Humanista, no qual s diz que o indivíduo já nasce com um saber, nos levam a perceber que nem todos os métodos de ensino seguem apenas uma teoria.

7. Percebe-se que na Educação á Distância não tem-se a possibilidade de aplicar apenas um modelo pedagógico.

8. Um modelo pedagógico possui dois elementos básicos: * Arquitetura de pedagógicas * Estratégia para a aplicação das AP's

8.1. As AP's são constituídas por: Aspectos organizacionais Conteúdo Aspectos metodológicos Aspectos tecnológicos

9. Para definir uma proposta pedagógica o principal é levar em conta as competências que devem ser adquiridas pelo aluno.

10. Especificamente em Ead, o que deve ser prioridade para definir a melhor proposta pedagógica

10.1. O aluno deve entender que está conectado virtualmente e que o processo é on-line.

10.2. O aluno precisa saber se organizar e se motivar, pois a distância física causa um sentimento de isolamento.

10.3. O aluno deve saber utilizar corretamente as ferramentas e deve saber se portar no ambiente virtual.

10.4. TODAS ESSAS ORIENTAÇÕES DEVEM SER RESPONSABILIDADE DO PROFESSOR ALERTAR!

11. Observa-se que NÃO é qualquer proposta pedagógica que se adapta à EAD.

12. Para definir os aspectos organizacionais de um modelo pedagógico para a EaD, as competências mais importantes que o aluno precisa desenvolver e que são: competência tecnológica, competências ligadas a saber aprender em ambientes virtuais de aprendizagem e competências ligadas ao uso de comunicação escrita.

12.1. ATITUDES QUE ANALIZADAS, LEVAM Á UM RESULTADO MELHOR!