Educação Escolar: Novos desafios ao ensino de História

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Rocket clouds
Educação Escolar: Novos desafios ao ensino de História by Mind Map: Educação Escolar: Novos desafios ao ensino de História

1. Questionário para 7 professores e 15 alunos com deficiência intelectual matriculados entre 6º e 9º ano em escolas regulares de um pequeno município do interior de São Paulo

2. Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9394/96) e Correspondentes Diretrizes Curriculares orientam o acesso incondicional de pessoas com deficiência ao ensino regular.

3. Desafios no cotidiano escolar:Descrever e analisar os caminhos encontrados pelos professores e as respectivas resposta dos alunos com deficiência intelectual na dialética busca pelo êxito no ensino de História

4. Contribuir na construção de novos caminhos à Educação, e consequentemente, ao ensino de História

5. Estatísticas: MEC/SEESP 2006) - De 1998 a 2005 – 218.320 novas matrículas inclusivas na Educação Especial - 65,4% em 1995 no ensino fundamental - 43,4% alunos com deficiência intelectual

6. Questões de direcionaram a pesquisa: - Quais as condições iniciais encontradas pelo professor para a realização do seu trabalho e do próprio aluno com deficiência intelectual nas aulas de História? - Qual o método utilizado para o ensino e aprendizagem de História, segundo essas condições iniciais? - Qual a soma dos fatores que constituem e sustentam a compreensão do êxito no ensino desta disciplina para alunos com deficiência intelectual e seus respectivos professores?

7. Fases: 1ª) Descrição e análise do Mapa de Atendimento Educacional; 2ª e 3ª) Coleta de dados: entrevista aberta com os alunos e envio de questionário ao seus professores.

8. Conceito de deficiência apontado pelos professores: - Porque não sabe ler (p1³); - porque lê, mas com muita dificuldade (p1); - por conhecer sé as letras consoantes (p2); - porque conhece as letras, escreve textos curtos com muitos erros (p2); - porque tem dificuldade de escrever (p4).

9. Caminhos para superar as dificuldades: - O desenvolvimento da leitura (...) melhorar o conteúdo da escrita (p1); - um trabalho individual complementar (figuras, desenhos, historinhas, tempo e um maior esforço para alfabetizar o aluno (p2); - auxiliá-lo na escrita (p4).

10. Sugestões de atividades Exercícios voltados à fixação do conteúdo transmitido 1- Encontrar no quadro, quatro obrigações do servo ao senhor feudal (palavras cruzadas); 2 - Preencher as lacunas abaixo com respostas às perguntas….

11. comentário As atividades apresentadas (memorização): - parecem ainda estar distantes dos aspectos inclusivos esperados; - desconsideram as dificuldades dos alunos em compreender as atividades; - não constroem uma aprendizagem realmente significativa, mas, a memorização mecânica de uma informação.