Princípios da Contabilidade

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Princípios da Contabilidade by Mind Map: Princípios da Contabilidade

1. Entidade; Continuidade; Oportunidade; Registro pelo Valor Original; Competência; Prudência.

2. Contabilidade Administrativa é a expressão que se usa para denominar uma ramificação de Contabilidade, que reúne funções cujo objetivo prático é o atendimento às necessidades de administradores e gestores sobre informações quantitativas e qualitativas em relação ao andamento dos negócios dos quais sejam os responsáveis.

2.1. Resolução CFC n° 750/1993 consagra os Princípios de Contabilidade, que são de observância obrigatória no exercício da profissão contábil, constituindo condição de legitimidade das Normas Brasileiras de Contabilidade

2.1.1. Entidade: reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial.

2.1.1.1. Continuidade: pressupõe que a Entidade continuará em operação no futuro e, logo, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta esta circunstância.

2.1.1.1.1. Oportunidade: faz referência ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestiva.

3. Contabilidade Pública é o ramo da contabilidade que se dedica ao estudo do patrimônio dos entes públicos, entendidos como aqueles que são regidos pelo direito público interno. A contabilidade pública, também chamada de governamental, não deve ser confundida com a contabilidade nacional, pois esta é uma disciplina da economia, cujo objeto são as chamadas contas nacionais, por exemplo, o PIB, cuja metodologia desenvolvida pela ONU faz uso do universal método das partidas dobradas.

3.1. Resolução CFC n° 1.111/2007 (Apêndice II da Resolução CFC n° 750/1993) informa a adequada interpretação a ser alcançada para os Princípios de Contabilidade sob a perspectiva do setor público.

3.1.1. Entidade: se afirma, para o ente público, pela autonomia e responsabilização do patrimônio a ele pertencente.

3.1.1.1. Continuidade: vinculada ao estrito cumprimento da destinação social do seu patrimônio, ou seja, a continuidade da entidade se dá enquanto perdurar sua finalidade.

3.1.1.1.1. Oportunidade: base indispensável à integridade e à fidedignidade dos processos de reconhecimento, mensuração e evidenciação da informação contábil, dos atos e dos fatos que afetam ou possam afetar o patrimônio da entidade pública, observadas as Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas ao Setor Público.