Papéis para o desenvolvimento de um software

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Papéis para o desenvolvimento de um software by Mind Map: Papéis para o desenvolvimento de um software

1. Diferença entre Engenheiro, Analista e Arquiteto

1.1. Arquiteto: a decomposição da visão, o agrupamento dos elementos e as interfaces entre esses principais agrupamentos

1.2. Engenheiro: engenheiro de software tem como função criar, manter e auditar metodologias de desenvolvimento de sistemas, além de, claro, desenvolvê-lo.

1.3. Analista: O Analista de Sistemas tem a finalidade de desenvolver e aprimorar, por meio da aplicação e do desenvolvimento de software, a qualidade das informações que fazem parte dos processos decisórios e operacionais das mais diversas áreas.

2. Gerente de Projeto

2.1. Define papéis, atribui tarefas, acompanha e documenta o andamento da sua equipe através de ferramentas e técnicas apuradas, administra investimentos e integra as pessoas para trabalharem juntas por um só objetivo.

3. Analista de Sistemas

3.1. -Desenvolver programas que melhoram o aproveitamento da máquina. -Projetar e desenvolver aplicativos para microcomputadores e computadores de grande porte. -Propor planos e sistemas de informatização na empresa. -Analisar custos, viabilidade técnica, econômica e financeira para a implantação de processos de automação. -Elaborar programas genéricos como processadores de texto, programas e programas de multimídia e controlar o fluxo de informações na empresa através da criação de aplicativos que facilitem este processo.

4. DBA

4.1. O administrador de banco de dados , ou DBA , é uma pessoa técnica que pode instalar, configurar, ajustar e manter um banco de dados. Um banco de dados é um conjunto de informações gerenciadas pelo software de gerenciamento de banco de dados e organizados em tabelas. O DBA é o guardião do mecanismo de banco de dados que armazena e recupera dados.

5. Analista de Suporte

5.1. É o profissional responsável pela infraestrutura de TI de uma empresa, garantindo o suporte tecnológico para o tráfego de informações. Um Analista de suporte técnico padroniza a análise e programação dos sistemas de aplicação, acompanhando o desempenho dos recursos técnicos instalados.

6. Designer

6.1. O designer identifica e define as responsabilidades, as operações, os atributos e os relacionamentos de elementos do design. O designer assegura que o design esteja consistente com a arquitetura do software e que seja detalhado a um ponto em que a implementação possa continuar.

7. Gerente de Projetos:é quem garante que o projeto será concluído e os objetivos, alcançados. O gerente do projeto é quem define: objetivo geral do projeto, objetivos individuais, cronograma de atividades, responsabilidades e recursos. Sua principal atribuição é evitar que as falhas inerentes aos processos aconteçam.

8. Tipos de usuários

8.1. Usuário Anonimo

8.2. Usuário Administrador

8.3. Usuário Final

8.4. Usuário visitante

9. Tipos de gerente

9.1. Gerente de Produto: é o profissional responsável por atuar com uma direção de departamento de desenvolvimento de produtos. Um Gerente de Desenvolvimento de Produtos para a implementação de novos processos, criação e aplicação de novos produtos para o mercado de clientes.

9.2. Gerente de Programas: gerenciam ou reportam-se ao escritório de gerenciamento de projeto e podem gerenciar diretamente um ou mais gerentes de projeto. Essa função muitas vezes tem uma linha direta de comunicação com o executivo de instalações, executivo de imóvel e executivos de nível de chefia.

10. Programador

10.1. Responsável pela implementação e correção de erros/defeitos no sistema. Seu foco é desenvolver novas soluções e pôr em prática todas as necessidades impostas pelo analista de sistemas.

10.1.1. Programador Web

10.1.2. Programador Mobile

10.1.3. Programador Desktop

10.1.4. Programador de Jogos

11. Analista de teste

11.1. Responsável pela qualidade do software, tem como função criar testes no sistemas e gerar roteiros de automação de testes, fazendo a análise de erros.