Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Ludwig Wittgenstein by Mind Map: Ludwig Wittgenstein

1. TRATADO LÓGICO-FILOSÓFICO

2. O projeto tinha um objetivo amplo de identificar a relação entre linguagem e realidade e para definir os limites da ciência.

3. O Tractatus emprega um estilo literário notoriamente austero e sucinto. O trabalho quase não contém argumentos como tal, mas, sim, consiste em sentenças declarativas que destinam-se a ser auto-evidentes.

4. As coisas, por si só, não têm sentido, pois elas ganham significado quando relacionadas com outras coisas. Da mesma forma como não conseguimos pensar em algo fora do espaço e do tempo,

5. Para que algo possa ter significado é preciso que apareça dentro de uma relação com outros objetos em um determinado estado de coisas. Estar ligado a um estado de coisas é, ao mesmo tempo, a condição para que um objeto possa aparecer e ser pensado.

6. CONEXÃO ENTRE PALAVRAS E OBJETOS

7. Para Wittgenstein isso só seria possível se existisse uma correspondência entre o mundo, o pensamento e a linguagem.Dito de outra maneira, se houvesse uma correspondência entre a figuração do mundo na linguagem e o próprio mundo afigurado.

8. O que determina a verdade ou falsidade é se a conexão entre as palavras na proposição é igual à conexão entre os objetos no mundo, isto é, deve haver uma identidade entre a estrutura das coisas e a estrutura do pensamento.

9. FUNÇÃO DA FILOSOFIA:ESCLARECER PENSAMENTOS.

10. Ao invés de especular sobre a totalidade do mundo e da linguagem, a filosofia deveria ocupar-se de uma função mais modesta: a de esclarecer a linguagem e ajudar a formular proposições claras.Assim, quando alguém quiser dizer algo de metafísico como "ser" ou "essência", explicar-lhe que não conferiu um significado preciso ao que diz e sugerir que ele reconstruir sua proposição.

11. Ludwig Josef Johann Wittgenstein foi um pensador da modernidade, filósofo da matemática, integrante do Círculo de Viena e contribuiu para a renovação da Lógica na década de 1920, sendo considerado um dos pais da filosofia analítica.

12. Herdeiro de uma das maiores fortunas austríacas, estudou engenharia em Berlim e Manchester. Mais tarde interessou-se pela lógica matemática e estudou com Bertrand Russel entre 1912 e 1913, em Cambridge.

13. Com a deflagração da Primeira Guerra Mundial, em 1914, alistou-se no exército, tendo servido na Rússia e na Itália, onde acabou sendo prisioneiro .Em cativeiro. redigiu-se a sua única obra publicada na vida, o Tratado Lógico-filosófico.

14. Influenciador da filosofia analítica.