Miocardiopatias

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Rocket clouds
Miocardiopatias by Mind Map: Miocardiopatias

1. Hipertrófica

1.1. Doença transmitida geneticamente e caracterizada pela presença de hipertrofia ventricular esquerda assimétrica.

1.2. Pode ser uma doença: Obstrutiva, Obstrutiva latente ou Não obstrutiva.

1.3. A avaliação deve ser feita com realização de ECG (ecocardiograma), teste de esforço e monitorização ambulatorial de ECG.

2. Periparto

2.1. É considerada uma Miocardiopatia associada a gestação e tem como características o desenvolvimento de insuficiência cardíaca no período do último mês da gestação até o quinto mês de pós-parto e disfunção ventricular esquerda comprovada por alterações ecocardiográficas.

2.2. As causas deste tipo de Miocardiopatia é indefinida, sendo mais consideradas estas: miocardite viral, causa genética, imunológica, resposta inadequada ao stress hemodinâmico da gestação, ativação de citoquinas inflamatórias.

3. Restritiva

3.1. É caracterizada por uma falta de distensibilidade diastólica ventricular, com função sistólica preservada e sem hipertrofia de paredes. O aumento da pressão diastólica ventricular leva a uma dilatação de ambos os átrios, podendo se acompanhar ou não por distúrbios de condução atrioventricular.

3.2. Seu tratamento consiste em: • Oxigenioterapia • Uso de diuréticos (para reduzir congestão pulmonar) • Correção e profilaxia de arritmias supraventriculares • Terapia anticoagulante crônica para evitar tromboembolismo