ECONOMIA APLICADA AO TURISMO

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
ECONOMIA APLICADA AO TURISMO by Mind Map: ECONOMIA APLICADA AO TURISMO

1. A economia do turismo estuda a origem e a formação do valor turístico, assim como sua transformação em renda, medida pela produção e pelo consumo, e a forma como esta se distribui na sociedade.

1.1. O turismo representa uma parte crescente da economia global, chegando a representar 9% do Produto Interno Bruto (PIB) e empregando 1/11 pessoas em âmbito internacional. Dos mais de 1,2 bilhão de turistas que viajam pelo mundo, apenas meio por cento (6,5 milhões) chegam ao Brasil.

2. O turismo é uma atividade de serviços que a medida que vai se desenvolvendo, torna-se responsável pela satisfação de necessidades múltiplas de ordem intelectual, física, psicológica, cultural, social e profissional, mediante o desenvolvimento das sociedades modernas.

2.1. Com a criação da Organização Mundial de Turismo (OMT), vários países começaram a interpretar o turismo como forma de captação de divisas, passando a ter importância na economia de modo geral. No Brasil, foram criados em 1966 dois órgãos para o incentivo e o desenvolvimento do turismo, o Conselho Nacional de Turismo (CONTUR) e a Empresa Brasileira de Turismo (EMBRATUR), atualmente Instituto Brasileiro de Turismo, subordinado ao Ministério de Esporte e Turismo.

2.2. A atividade turística é uma das mais importantes no setor econômico e da geração de emprego e renda, assim como a criação de novos negócios e aumento da produção de bens e serviços

2.2.1. Com a implantação do Turismo nas localidades, é possível se desenvolver ainda que basicamente equipamentos de apoio e infraestrutura, criação de novos meios de hospedagem, entretenimento, mão de obra qualificada, meios de transporte, oportunidade de expansão dos empreendimentos e serviços alimentares, como bares, lanchonetes, quiosques e restaurantes, melhorias e adequações na saúde pública, saneamento, vias de acesso e segurança, dentre outros dos quais os turistas buscam e necessitam destes, gerando benefícios na qualidade de vida para a própria população local.

2.2.1.1. Esta atividade também auxilia na valorização dos atributos locais como os atrativos culturais, naturais e sociais.

3. ECONOMIA - É a ciência social que estuda a produção, distribuição e consumo de bens e serviços, assim orientando o que produzir, como produzir e para quem produzir.

3.1. Da escassez dos recursos ou fatores de produção, associada às necessidades ilimitadas do homem, origina-se os chamados problemas econômicos fundamentais:

3.1.1. O quê e quanto produzir: dada a escassez de recursos de produção, a sociedade terá de escolher, dentro do leque de possibilidades de produção, quais produtos serão produzidos e as respectivas quantidades a serem fabricadas;

3.1.2. Para quem produzir: a sociedade terá também de decidir como seus membros participarão da distribuição dos resultados de sua produção.

3.1.3. Como produzir: a sociedade terá de escolher ainda quais recursos de produção serão utilizados para a produção de bens e serviços, dado o nível tecnológico existente;

4. O Turismo, como um campo específico de estudo, tem diversas definições tradicionais como a dos Professores Hunzilker e Krapf: "É o fenômeno originado pelo deslocamento e permanência de pessoas fora do seu local habitual de residência, desde que tais deslocamentos não sejam utilizados para o exercício de uma atividade lucrativa principal, permanente ou temporária". (1942, p. 14)

4.1. Em 1991, a OMT (Organização Mundial de Turismo) apresentou uma nova definição entendendo que: "o turismo compreende atividades desenvolvidas por pessoas ao longo de viagens e estadas em locais situados fora do seu enquadramento habitual por um período consecutivo que não ultrapasse um ano, para fins recreativos, de negócios e outros" (Cunha, 1997. P.9).