Parasitas Intestinais

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Parasitas Intestinais by Mind Map: Parasitas Intestinais

1. ASCARIDÍASE (lombriga) O áscaris fica no intestino do homem, mas também passa pelo pulmão. Por isso, em casos mais graves, ocorre a saída de vermes pela boca ou pelo nariz das pessoas, além de obstrução do intestino, tendo às vezes até que operar o intestino para retirar os vermes.

2. GIARDÍASE (giárdia) A giárdia fica no intestino delgado do homem, onde podem se juntar e cobrir toda a parede do intestino, impedindo a absorção dos alimentos e causando diarreia, chegando até a dar perda de peso e anemia.

3. O QUE É: É uma doença que infecta o trato gastrointestinal de seres humanos e outros animais. Essas parasitas podem viver em qualquer parte do corpo, mas a maioria prefere uma parede intestinal.

4. Formas de contrair: A maioria das parasitoses é transmitida pela alimentação ou pela água e pelo contato direto com os pés no chão. O germe entra pela boca ou pela pele até chegar no intestino onde ele vai crescer e se alimentar.

5. ENTEROBÍASE ou OXIURÍASE (coceira anal) O oxiúros fica na parte final do intestino, e é conhecido por causar coceira na região do ânus, principalmente à noite. Nas meninas também pode causar corrimento vaginal.

6. TENÍASE (tênia) A tênia é o maior parasita do homem, podendo ocupar todo o intestino do homem, ou seja, chegar a medir até 12 metros! A principal complicação da teníase é a neurocisticercose, que é quando os cistos da tênia vão até o cérebro das pessoas, podendo causar epilepsia em pessoas que nunca tiveram antes Esse quadro também é conhecido pela sua transmissão pela carne do porco, quando mal passada.

7. ANCILOSTOMÍASE (amarelão) O ancilóstomo ou também amarelão entra pela pele das pessoas, podendo causar irritação, até chegar no intestino, passando também pelo pulmão. Ele suga o sangue pela parede do intestino, podendo causar diarreia pela inflamação e também anemia importante.

8. Amebíase: A ameba é um parasita do intestino grosso, onde ela se aloja causando diarreia. Ela pode invadir a parede do intestino e causar diarreia com sangue, o que já é um caso grave. Também pode ir até o fígado, pulmão ou cérebro, causando doença nesses locais.

9. Qual é o tratamento? Mesmo sem sintomas, quem tem chances aumentadas de ter o verme, deve tomar um certo remédio a cada 4 meses, e quem já possui a parasitose deve consultar o médico e tomar o medicamento indicado