A Sociedade do Brasil Colonial

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
A Sociedade do Brasil Colonial by Mind Map: A Sociedade do Brasil Colonial

1. Educação difusa, o conceito que Aranha(2017) usa fala que as crianças das comunidades tribais aprendem imitando gestos dos adultos nas atividades diárias e nos rituais. E relatado também que a cuidadosa adaptação aos usos e valores da tribos , que não tem castigos, os adultos demostram paciência com as crianças. Educação primitiva, o conceito que Moacir Gadotti usa fala que a educação primitiva era essencialmente prática marcada pelos rituais de iniciação, além disso fundamentava-se pela visão animista: acredita-se que todas as coisas pedras, árvores, animais-possuíam uma alma semelhante á do homem. Espontânea, natural, não intencional, a educação baseava-se na imitação e na oralidade, limitada ao presente imediato. Outra característica dessa visão é o totemismo religioso concepção de mundo que toma qualquer ser-homem, animal, planta ou fenômeno natural-como sobrenatural e criador do grupo

2. Os europeus atravessava os mares para buscar especiarias, cativos ou mentais, lembrando que a Europa vivia e respirava o Renascimento Cultural, o Humanismo, o Mercantilismo, as reformas protestantes, o crescimento da burguesia enquanto grupo economicamente dominante e uma radical mudança na vida dos cortes dos primeiros Estados nacionais modernos sob o signo do Absolutismo monárquico. Nos países Ibéricos, a igreja católica era soberana absoluta durante os quase mil anos da Idade Média europeia manteve aliada dos interesses das monarquia de Portugal e Espanha.

3. A educação do Brasil açucareira e minerador

4. A educação indígena: questionando os conceitos de "educação difusa" e "educação tribal"

5. Cultura e sociedade no Brasil Colonial

5.1. O Brasil era povoado por populações nativas.Os europeus os denominaram de indígenas porem eles eram de nações diferentes organizadas em família e tribo, que eram distribuídas em comunidade que os portugueses chamaram de aldeia. Muitas vezes tribos ou nações indígenas eram rivais e com fortes distinções culturais, linguística e religiosas. Há cerca de 500 anos atrás quando europeus eram denominados lusos, lusitanos ou portugueses estavam começando a povoar o Brasil começando o povoamento das terras, sendo assim outros povos vieram também desfrutar das riquezas dessas terras criando outras tribos e aldeias, mas eles nomearam as tribos. Trazendo o universo da sociedade colonial luso-brasileiro e os diferentes modelos educacionais que aqui foram produzidas.

6. Política e economia do Brasil Colonial

6.1. Tendo o amplo processo de formação da sociedade colonial luso-brasileira, passa pela compreensão do interesse que os portugueses e dessas nações indígenas e centenas de nações africanas foram envolvidas de maneira compulsória e servil nesse empreendimento. A sociedade colonial brasileira estrutura-se em função da exploração extrativista começando pela extração do pau-brasil e ampliada a outras espécies nativas, e no cultivo de cana-de-açúcar para produzir açúcar para consumo europeu.