Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Rocket clouds
Estudos CTS by Mind Map: Estudos CTS

1. Tecnologia, possa atuar como cadeia transmissora na melhoria social se a sua autonomia for inteiramente respeitada, se a sociedade for preterida para o atendimento de um critério interno de eficácia técnica.

2. A expressão ''Ciência Tecnologia e Sociedade'' procura definir um campo de trabalho acadêmico cujo objeto de estudo esta constituído pelos aspectos sociais da ciencia e tecnologia.

3. A concepção clássica das relações entre a ciência e a tecnologia com a sociedade pode resumir-se em uma simples equação, o chamado “Modelo Linear de Desenvolvimento”: +CIÊNCIA = + TECNOLOGIA = + RIQUEZA = + BEM-ESTAR SOCIAL.

3.1. Na visão clássica a ciência só pode contribuir para o maior bem-estar social esquecendo a sociedade, para dedicar-se a buscar exclusivamente a verdade.

4. Ciência, só pode avançar perseguindo o fim que lhe é próprio, a descoberta de verdades e interesses sobre a natureza, se se mantiver livre da interferência de valores sociais mesmo que estes sejam benéficos.

5. Ciência e Tecnologia são apresentadas como formas autônomas da cultura, como atividades valorativamente neutras, como uma aliança heroica de conquista relativa ao conhecimento e material da natureza.

6. Os estudos e programas CTS possuem 3 grandes direções:

6.1. • No campo de pesquisa – reflexão acadêmica tradicional sobre a ciência e a tecnologia, promovendo uma nova visão não essencialista e socialmente contextualizada da atividade científica.

6.2. • No campo da política pública – defendido a regulação social da ciência e da tecnologia, promovendo a criação de diversos mecanismos democráticos que facilitem a abertura de processos de tomada de decisão em questões concernentes a políticas científico-tecnológicas

6.3. • No campo da educação – esta nova imagem da ciência e da tecnologia na sociedade, tem cristalizado a aparição de programas e materiais CTS no ensino secundário e universitário em numerosos países

7. A EDUCAÇÃO EM CTS A democracia pressupõe que os cidadãos, e não só seus representantes políticos, tenham a capacidade de entender alternativas e, com tal base, expressar opiniões e, em cada caso, tomar decisões bem fundamentadas. O objetivo de educação em CTS no âmbito educativo e de formação pública é a alfabetização para propiciar a formação de amplos segmentos sociais de acordo com a nova imagem da ciência e da tecnologia que emerge ao ter em conta seu contexto social.

8. CONCLUSÃO Aproximar a ciência da sociedade e a sociedade da ciência.

9. As unidades curriculares CTS – contemplam, geralmente, cinco fases:

9.1. Generalização a considerações mais amplas de teoria e princípio, incluindo a natureza “sistêmica” da tecnologia e seus impactos sociais e ambientais, a formação de políticas nas democracias tecnológicas modernas, e os princípios éticos que possam guiar o estilo de vida e as decisões políticas sobre o desenvolvimento tecnológico.

9.2. Tomada de decisões com relação a estas opções, levando em consideração fatores científicos, técnicos, éticos, econômicos e políticos;

9.3. Tomada de consciência em pesquisas de temas CTS específicos, enfocando tanto no conteúdo científico – tecnológico como nos efeitos das distintas opções tecnológicas sobre o bem-estar dos indivíduos e o bem comum;

9.4. Formação de atitudes de responsabilidades pessoal em relação com o ambiente natural e com a qualidade de vida;

9.5. Ação individual e social responsável, orientada a levar para a prática o processo de estudos e tomada de decisão, geralmente em colaboração com grupos comunitários;