Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Quimioterapia by Mind Map: Quimioterapia

1. Toxicidade dos quimioterápicos:

1.1. Fator limitante para dosagem e fracionamento das drogas. Uma vez que os tecidos normais alcançarão uma total recuperação antes que as células tumorais se multiplicam.

1.1.1. Os principais efeitos colaterais da quimioterapia são a toxicidade hematológica, gastrintestinal, a cardiotoxicidade, hepatotoxicidade, toxicidade pulmonar, neurotoxicidade, a disfunção reprodutiva, toxicidade vesical e renal, alterações metabólicas, toxicidade dermatológica, reações alérgicas e anafilaxia.

1.1.2. Náuseas e Vômitos;

1.1.3. Mal estar;

1.1.4. Adinamina;

1.1.5. Infecções;

1.1.6. Anorexia;

1.1.7. Mucosite;

1.1.8. Diarreias;

1.1.9. Toxidade cardíaca;

1.1.10. Toxidade hepática;

1.1.11. Toxidade pulmonar;

1.1.12. Toxidade neurológica;

1.1.13. Toxidade renal;

1.1.14. Toxidade dermatológica;

1.1.15. Reações alérgicas.

2. Principais drogas utilizadas no tratamento do câncer:

2.1. Antibióticos: possui substâncias com componentes químicos variados que interagem com DNA e impede a síntese do ácido ou de proteínas.

2.2. Alquilantes: substâncias capacitadas para mudar as moléculas. Se ligam ao DNA á fim de dificultar a divisão dos dois filamentos na dupla hélice espiralar, este evento é indispensável para replicação.

2.3. Antimetabólicos: afetam as células proibindo a formação das estruturas essenciais do DNA, assim impossibilitando a multiplicação e as funções normais das células.

2.4. Inibidores mitóticos: inabilitam a divisão celular, atuam através da proteína tubulina na mitose, durante a metáfase, desta maneira, os cromossomos ficam incapacitados me migrar, ocasionando sua paralisação.

3. Mecanismos de ação e drogas antineoplásicas:

3.1. .Interferem na divisão celular; .Afetam células, principalmente cancerígenas; .Atacam exatamente moléculas de DNA durante o ciclo celular: demais separam enzimas e proteínas precisas para a síntese e divisão do DNA, atrapalham a ação das enzimas que restauram as alterações do DNA.

3.1.1. .ciclo inespecífico: age nas células que estão presentes ou não no ciclo proliferativo, mostarda nitrogenada.

3.1.2. .ciclo específico: age apenas nas células que se colidem em proliferação, ciclofosfamida.

3.1.3. .fase específica: age em determinadas fases da divisão celular, fase S, fase G e fase M.

4. Tipos e finalidades da quimioterapia:

4.1. Adjuvante: pós cirurgia, á fim de promover cancelamento de células residuais locais e circulantes para limitar a existência de metástases á distância.

4.2. Neoadjuvante: propósito ao tratamento definitivo, seja cirúrgico ou radioterápico para diminuição do risco de metástases ou permitir a redução de tumores possíveis.

4.3. Curativa: tratamento com câncer localizado, com o objetivo de obter o controle amplo do tumor

4.4. Paliativa: diminuir os sintomas resultantes da proliferação tumoral e melhorar a qualidade de sobrevida do indivíduo.