Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Imperalismo by Mind Map: Imperalismo

1. Países subjugados

1.1. África

1.1.1. Congo e Ruanda (Bélgica) Mauritânia, Senegal, Marrocos, Níger, Argélia e Marrocos (França); Togo, Gana e Camarões (Império Alemão); Somalilândia, Líbia e Eritreia (Itália); Angola, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe (Portugal); Parte do norte africano (Espanha); Quênia, África do Sul, Tanzânia, Uganda, Serra Leoa e Nigéria (Reino Unido)

1.2. Ásia

1.2.1. Índia, Brunei e Cingapura (Reino Unido); Indonésia (Holanda); Indochina (hoje Camboja e Vietnã, pela França); parte da China e as duas atuais Coreias (Japão); parte da Mongólia e China, além da Manchúria (Império Russo); parte do Oriente Médio (Império Otomano

1.3. Oceania

1.3.1. Austrália e Nova Zelândia (Reino Unido)

2. Consequências

2.1. empobrecimento, subdesenvolvimento e perda da identidade cultural.

2.2. Ásia e África

2.2.1. Após a independência, muitos dos países africanos e asiáticos continuam sentindo os terríveis efeitos do período em que foram dominados no século XIX. Até hoje os países dos continentes explorados sofrem com a falta de recursos, são afligidos por conflitos civis e convivem dramaticamente com a miséria e com a violência. Além disso, as práticas culturais desses povos foram profundamente modificas com a presença estrangeira.

3. Justificativas

3.1. Científicas,Culturais,Religiosas

3.1.1. Os países europeus colonizavam as outras partes do mundo com a desculpa de que estava levando a os de mais povos a civilização moderna, a religião e os costumes que eles julgavam os corretos.

3.2. Econômica

3.2.1. Os países europeus esgotaram seus mercados e capacidade de crescimento, o que gerou a necessidade de conquistar novos território e mercados, além de matérias-primas. Desse modo, as potências europeias, o Japão e outras utilizaram todo o seu poder bélico para invadir e ocupar novos territórios, consolidando assim novos mercados, matérias-primas e mão de obra.

4. conceito

4.1. é a prática através da qual, nações poderosas procuram ampliar e manter controle ou influência sobre povos ou nações mais pobres.

5. Países Imperalistas

5.1. Reino Unido,Espanha,França,Bélgica,Alemanha,Portugal, Itália,Japão,Países Baixos,Rússia,Império Otomano

6. Resistência

6.1. Os movimentos de resistência foram organizados tanto por povos que possuíam um Estado organizado e centralizado quanto por aqueles que não possuíam. A vitória dos europeus sobre esse movimentos de resistência aconteceu em decorrência de sua vantagem tecnológica, sobretudo em relação a armas e meios de comunicação. Apesar disso, considera-se que o movimento de ocupação dos países europeus ocorreu de forma desorganizada.