Transporte da Membrana

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Transporte da Membrana by Mind Map: Transporte da Membrana

1. Grandes moléculas

2. Meio Hipotônico: Quando um meio é hipotônico ele possui uma pequena quantidade de sais ou de produtos, o que faz com que a osmolaridade desse líquido seja baixa. Quando uma célula entra em contato com um meio hipotônico, a água que está fora vai entrar na célula, já que esta possui maior osmolaridade. Em consequência disso, a célula vai inchar, podendo chegar a estourar.

3. Meio Hipertônico: Quando a célula entra em contato com um meio hipertônico, a água que está no centro dela vai difundir para o meio hipertônico, que possui maior osmolaridade que dentro da célula. Fazendo com que essa célula murche.

4. Transporte de Quantidade

5. Meio Isotônico: Quando dois meios possuem a mesma concentração de espécies químicas, diz-se que são isotônicos

6. Transporte Ativo

6.1. Bomba de Na+/ K+

6.2. Endocitose

6.2.1. É entrada de substâncias em uma célula por englobamento das partículas pela membrana celular.

6.3. Pinocitose

6.3.1. Processo pelo qual a célula engloba gotículas líquidas ou pequenas partículas, através dos canalículos que se aprofundam na célula.

6.4. Exocitose

6.4.1. É o processo biológico pelo qual uma célula eucariótica libera substâncias para o fluido extracelular.

6.5. Bomba de Ca+

7. Transporte Passivo

7.1. Difusão Facilitada

7.1.1. É a passagem de substâncias através da membrana plasmática com a ajuda de facilitadores, também chamados de permeases: carreadores ou canais de membrana.

7.2. Difusão Simples

7.2.1. Ocorre quando uma substância passa do meio onde ela está em maior concentração para um meio onde ela se encontra em menor concentração, portanto a favor de um gradiente de concentração, sem gasto de energia.

7.3. Osmose

7.3.1. É a passagem do solvente (líquido) do meio (hipotônico) para o (hipertônico) através de uma membrana semipermeável até o estabelecimento de uma igualdade de concentrações (isotonia).