TRANSPORTE DE MEMBRANA

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
TRANSPORTE DE MEMBRANA by Mind Map: TRANSPORTE DE MEMBRANA

1. MEIO HIPERTÔNICO: é quando a concentração do soluto é maior que a concentração do solvente. A célula murcha.

1.1. EXOCITOSE: É o processo biológico pelo qual uma célula eucariótica libera substâncias para o fluido extracelular.

2. BOMBA Na+/K+ : A concentração do sódio é maior no meio extracelular enquanto a de potássio é maior no meio intracelular. A manutenção dessas concentrações é realizada pelas proteínas transportadoras que capturam íons sódio (Na+) no citoplasma e bombeia-os para fora da célula. No meio extracelular, capturam os íons potássio (K+) e os bombeiam para o meio interno.

3. PINOCITOSE: é o englobamento de líquidos. Para englobar as partículas, a membrana plasmática sofre invaginações, aprofundando-se em direção ao seu citoplasma e formando um canal que se estrangula nas bordas.

4. ENDOCITOSE: Processo de absorção de partículas na célula por meio de vesículas, chamadas de ENDOSSOMOS - Que são formados a partir da invaginação da membrana plasmática, que posteriormente se separam e ficam livres no interior da célula.

5. Transporte ativo e passivo

6. DIFUSÃO FACILITADA : É a passagem de substâncias através da membrana plasmática com a ajuda de facilitadores, também chamados de permeases: carreadores ou canais de membrana

7. TRANSPORTE ATIVO

8. MEIO HIPOTÔNICO: pode-se afirmar que um meio hipotônico é quando a concentração do soluto é menor que a concentração do solvente.

9. MEIO ISOTÔNICO: Quando dois meios possuem a mesma concentração de espécies químicas.

10. TRANSPORTE PASSIVO

10.1. OSMOSE:A osmose é a passagem de água de um meio menos concentrado (hipotônico) para outro mais concentrado (hipertônico). Até o estabelecimento de isotonia.

11. DIFUSÃO SIMPLES: Processo que ocorre da região em que as partículas estão mais concentradas para regiões em que sua concentração é menor, até que se atinja um equilíbrio nas concentrações. Ocorre a favor de um gradiente de concentração. Com isso, não há gasto de energia e nem a necessidade de um carreador para as substâncias.