Recursos Hídricos

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Recursos Hídricos by Mind Map: Recursos Hídricos

1. Conceitos

1.1. A água é um recurso natural indispensável à sobrevivência do homem e demais seres vivos do Planeta.

1.2. Na sociedade em que vivemos, a água passou a ser vista como recurso hídrico e não mais como um bem natural, disponível para a existência humana e das demais espécies.

1.3. ao longo de milhares de anos, nossa espécie ocupou territórios, cresceu e desenvolveu com base nesse bem natural tão importante e valioso que é a água.

1.4. A água constitui tanto um bem essencial à vida quanto um precioso insumo para diversas atividades econômicas.

1.5. A água é, provavelmente, o único recurso natural que tem a ver com todos os aspectos da civilização humana, desde o desenvolvimento agrícola e industrial aos valores culturais e religiosos arraigados na sociedade

1.6. Os sistemas hídricos são: águas atmosféricas, bacia hidrográfica, rios, lagos, reservatórios, aqüíferos que podem ser vistos isoladamente ou in-tegrados.

2. Importância

2.1. A água é um dos mais importantes recursos ambientais e sua adequada gestão é componente fundamental da política ambiental.

2.2. Os recursos hídricos têm importância fundamental no desenvolvimento de diversas atividades econômicas

2.3. Os recursos hídricos têm capacidade de diluir e assimilar esgotos e resíduos, mediante processos físicos, químicos e biológicos, que proporcionam a sua autodepuração.

3. Distribuição

3.1. O Brasil é um país privilegiado no que diz respeito à quantidade de água. Tem a maior reserva de água doce do Planeta, ou seja, 12% do total mundial. Sua distribuição, porém, não é uniforme em todo o território nacional.

4. Usos Múltiplos

4.1. Todas as atividades humanas dependem, direta ou indiretamente, do uso da água.

4.2. O consumo de água tende a crescer com o aumento da população, o desenvolvimento industrial e outras atividades humanas.

4.3. Passamos a usá-la indiscriminadamente, encontrando sempre novos usos, sem avaliar as conseqüências ambientais em relação à quantidade e qualidade da água.

5. Problemas

5.1. a urbanização, a industrialização e o desenvolvimento agrícola têm provocado um aumento progressivo da quantidade de água captada e consumida, bem como a degradação da qualidade dos mananciais em diferentes países e regiões

5.2. Cada vez mais retira-se água dos mananciais e produzem-se resíduos líquidos, que voltam para seus recursos hídricos alterando a sua qualidade.

5.3. A poluição, o crescimento populacional e as mudanças no clima estão entre os principais fatores que mais agravam a crise hídrica.

5.4. No item impactos ambientais envolvem as ações antrópicas que atuam sobre o território e que impactam os recursos hídricos e o ambiente como um todo.

5.5. O consumo de água tende a crescer com o aumento da população, o desenvolvimento industrial e outras atividades humanas.