Do mil ao milhão

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Do mil ao milhão by Mind Map: Do mil ao milhão

1. Pilar 1 - Gastar bem

1.1. Mentalidade

1.1.1. Avalie seu perfil e decida quais passos queira tomar para o mais rápido possível se tornar um investidor de verdade que tem como objetivo ganhar o seu primeiro milhão.

1.2. Fases para liberdade financeira

1.2.1. Endividado

1.2.1.1. Não consegue guardar nada do que recebe, mesmo que seja um salário acima da média. O problema que a dívida continua crescendo por causa de novas compras ou necessidades imediatas,

1.2.2. Pequeno investidor

1.2.2.1. Ganha um pouco mais do que gasta, porém ainda não consegue se planejar. O maior desafio é tomar decisões erradas já que acredita que entende do assunto quando está no superficial.

1.2.3. Foco ao longo prazo

1.2.3.1. O investidor está olhando a longo prazo, sabe que bem materiais com prezares momentâneos não levará a lugar algum.

1.2.4. Liberdade financeira

1.3. Inteligência financeira

1.3.1. Exemplo 1

1.3.1.1. Poupança: 500/mês ( 30 anos ) com rendimento médio de 0,37% ao mês. Total R$338.710,00

1.3.1.2. Investimento: 500/mês ( 30 anos ) com rendimento médio de 1% ao mês. Total R$1.700.000,00

2. Pilar 2 - Investir melhor

2.1. Triângulo de Nigro

2.1.1. Risco x Rendimento x Liquidez

2.1.2. É preciso ganhar algo com o que está na ponta oposta do que se escolhe.

2.2. Taxa real de juros

2.2.1. Fôrmula: Juro real= [(1 + taxa nominal) / (1 + taxa de inflação) - 1] x 100

2.3. Taxa real mensal de juros

2.3.1. Fôrmula: Taxa mensal= [((1 + taxa anual)¹´¹²) - 1] x 100

2.4. Principais erros ao fazer projeções

2.4.1. Considerar que a taxa de rentabilidade hoje será mantida para os próximos 10, 20 ou 30 anos, embora ela geralmente mude, quase para pior.

2.4.2. Não considerar o imposto de renda no fim

2.4.3. Descontar a taxa de inflação de rentabilidade com uma subtração simples

2.5. O investidor é quase sempre um arrependido

2.5.1. Quando uma determinada ação sobe, ele se arrepende por não ter comprado mais.

2.5.2. Quando ela cai, lamenta o dinheiro perdido.

2.5.3. Quando não faz nada e vê os outros ganhando dinheiro, se arrepende de não ter investido naquele determinado ativo.

2.6. Ações - Conceitos gerais

2.6.1. É por meio delas que os investidores podem se tornar sócios/acionistas de uma empresa de capital aberto, ou seja, listada em Bolsa.

2.6.2. IPO - Initial Public Offering

2.6.2.1. Oferta primária das ações. Quando a empresa coloca pela primeira vez suas ações na Bolsa de Valores, como o objetivo de aumentar seu capital para expandir seus negócios.

2.6.2.2. Apenas no IPO que a empresa consegue de fato dinheiro para financiar suas atividades, já que depois disso as ações vão para o chamado mercado secundário.

2.6.3. Ações ordinárias

2.6.3.1. São as que dão direito a voto na Assembleia geral da empresa.

2.6.4. Ações preferenciais

2.6.4.1. Ações que garantem prioridade no repasse de dividendos feitos pela empresa, mas que não dão direito ao voto.

2.6.5. As ações serão vendidas para capitalizar a empresa, que poderá investir em projetos e poderá acelerar seu crescimento sem contrair uma dívida cara, pois está trocando ações por dinheiro.

2.6.6. Dividendos

2.6.6.1. Dividendo: São isentos de IR, pois vem do lucro líquido, este tributado na declaração da empresa para a Receita Federal.

2.6.6.2. No caso dos dividendos - que nada mais são do que uma forma que a empresa tem de remunerar o acionista -, é bom notar que existe uma diferença entre dividendos e chamados juros sobre capital próprio. (JSPC)

2.6.6.3. Tanto os dividendos quanto o JSPC são duas maneiras diferentes de acionistas ganharem dinheiro com ações, porém os JSPC são uma forma disponível de que a empresa pague menos imposto.

2.6.6.4. JSPC: Os juros sobre capital próprio não possuem incidência de IR para a empresa, pois são tratados com "despesa", mas o IR é cobrado do investidor.

2.6.7. Liquidez

2.6.7.1. Liquidez: A liquidez do mercado de ações é de D+3, ou seja, em três dias úteis após o pedido de compra/venda ocorre a sua liquidação. Não há mínimo para investir, mas temos de ter em mente que é melhor:

2.6.7.2. 1- Ter uma carteira de investimentos previamente formada com, pelo menos, um fundo de emergência.

2.6.7.3. 2 - Não investir a ponto de ser altamente prejudicado pelas taxas - principalmente pra quem quer especular.

2.7. Operando ações

2.7.1. Ativo: Papel ou título que deseja comprar.

2.7.2. Lote padrão: As ações são negociadas normalmente em lotes de 100.

2.7.3. Mercado: Em caso de compra de ações, determina que será realizado no modo tradicional, com liquidação com 3 dias úteis - o que é também conhecido como mercado a vista.

2.7.4. Quantidade: O número de ações que deseja comprar.

2.7.5. Preço: O preço que você deseja comprar cada unidade de ação. Será multiplicado pela quantidade desejada, informando o valor total de compra.

2.7.6. Valor ordem: Mostra o valor total de compra. Será preenchido automaticamente.

2.7.7. Validade: Existem 4 tipos de validade.

2.7.7.1. Hoje: Caso a ordem compra/venda não aconteça no dia em que ela foi posta no mercado, a ordem será cancelada.

2.7.7.2. Executa ou cancela: Em caso de, na Bolsa, não haver uma contraparte para comprar/vender o volume de ações que foram postas na ordem, o sistema irá executar a compra/venda com o número que estiver disponível. A quantidade excedente indicada na ordem é cancelada.

2.7.7.3. Para a data: Coloca a validade da sua ordem.

2.7.7.4. Até cancelar: A ordem ficará no sistema até ser cancelada ou executada, lembrando que, em caso de alguma mudança na forma de negociação a própria bolsa pode cancelar a ordem.

2.8. Custos de operar ações

2.8.1. Em suma, existem quatro custos em ações para os quais precisamos nos atentar.

2.8.2. Corretagem: Você paga a corretagem sempre que compra ou vende um ativo na Bolsa de Valores. Ela pode ser cobrada de forma fixa ou variável. Quando é cobrada de forma fixa, o valor é travado por operação realizada. O valor variável costuma ser indicado em percentual.

2.8.3. Emolumentos: Os emolumentos são um tipo de custo cobrado por operação. Esse taxa varia do tipo de operação: Swing Trade ou Day Trade. Swing Trade: Indica que a compra da ação foi realizada em data diferente de sua venda. Day Trade: Indica que a movimentação da compra e a de venda de uma ação foram feitas no mesmo dia.

2.8.4. Custódia mensal: A custódia é cobrada todos os meses pela corretora, no caso de você ter alguma "posição", ou seja, algum ativo investido no mês.

2.8.5. Imposto de renda

2.9. Imóveis e fundo imobiliários

2.9.1. Chamados de FIIs são um tipo de ativo negociado na Bolsa de Valores que expõe o investidor ao mercado imobiliário.

2.9.2. Ao comprar o FIIs você estará se associando a vários outros investidores que também tem interesse em comprar no mercado imobiliário. O dinheiro de todos os investidores vai para um fundo, e esse fundo terá como objetivo uma série de comprar no mercado imobiliário - imóvel.

2.9.3. Os fundo imobiliários repassam dividendos que são equivalentes ao capital que temos investido. Cada "parte" que você adquire é chamado de "cota".

2.9.4. Classificação dos Fundos Imobiliários

2.9.4.1. Fundos de renda ( fundo de tijolo ): Compram empreendimentos já construídos, com o foco na distribuição de rendimentos. Uma recessão económica, porém pode impactar na taxa de vacância e locação

2.9.4.2. Fundos de títulos e valores mobiliários: Concentrados em CRI - Certificado de Recebíveis Imobiliários - são títulos atrelados ao IGP-M, entre outros índices . Estão também relacionados ao risco de mercado, como variação de taxa e risco de crédito.

2.9.4.3. Híbridos: Mistura entre empreendimentos imobiliários,, cotas de outros FIIs e títulos.

2.10. Vantagens dos Fundos Imobiliários

2.10.1. 1 - Possibilita que poucas pessoas com capital possam entrar no mercado imobiliário, algo que antes era possível apenas com financiamento.

2.10.2. 2 - O imposto de renda também é diferenciado. No caso das aquisições de imóveis, se você adquiresse um e o alugasse, teria que pagar imposto de renda pelos rendimentos auferidos pelo aluguel. No caso dos fundos imobiliários, o rendimento já é isento de imposto de renda para o investidor pessoa física. mas nãos e engane: ele é isento nos rendimentos mensais/dividendos. Para ganhos por meio da compra e venda de fundos imobiliários, há a incidência do imposto.

2.10.3. 3 - A liquidez para a saída tende a ser melhor no fundo imobiliário. " Desfazer- se " de um imóvel, principalmente se ele for caro, não é algo tão simples. Envolve muito tempo e negociação. No caso dos fundos imobiliários, não. Você só precisa ir a Bolsa de Valores e colocar a ordem de venda!

2.10.4. 4 - Na aquisição de imóveis no modo tradicional, temos que nos preocupar com escritura, IPTU, advogado, condomínio e diversos outros documento para conseguir completar a negociação sem nenhum problema. Mas no fundo imobiliário essa parte burocrática fica a cago do gestor do fundo. A sua única preocupação será com a compra e a venda das suas cotas!

2.10.5. 5 - O reinvestimento no fundo imobiliário é mais fácil. Se você recebe 5 mil reais de um aluguel de um imóvel em seu nome, nem sempre será fácil usar esse dinheiro para reinvestir no imóvel. Inclusive, a valorização nesses casos não acontece da noite para o dia. Já o FLL, você consegue reinvestir o dinheiro em mais cotas nos fundos imobiliários, com aumento de repasse para sua cotas no mês seguinte.

2.10.6. 6 - Por fim, a gestão profissional do fundo é muito importante. Para uma pessoa comum, muitas das vezes é difícil lidar com todos os problema e riscos que percorrem o mercado imobiliário, enquanto para o gestor profissional esses percalços são parte da rotina. Logo, a escolha de um gestor pode se mostrar algo mais assertivo.

2.11. Profissionais no fundo de investimentos

2.11.1. Administrador do fundo: Gerencia todas as partes envolvidas.

2.11.2. Gestor: É quem escolhe o lugar em que seus títulos serão aplicados e qual será a estratégia utilizada.

2.11.3. Custodiante: Quem faz a guarda dos ativos e dá segurança para tudo.

2.11.4. Auditor: Garante que tudo está sendo feito conforme manda o regulamento do fundo.

2.11.5. Distribuidor: Faz o fundo chegar até você.

2.11.6. Cotista: Você mesmo.

2.12. Pontos importantes no fundo de investimento

2.12.1. 1 - Esse tipo de fundo investe em mercados diferentes e, em teoria, aproveita momentos diferentes.

2.12.2. 2 - Existe uma dificuldade de achar um fundo realmente bom. Muitos fundos multimercado apenas servem como justificativa para se cobrar taxa de performance do investidor. Por exemplo. há casos em que o fundo multimercado, recai sobre ele uma taxa de performance do investidor ( algo que não se encontra nos fundos de renda fixa),

2.12.3. 3 - Geralmente os melhores fundos são fechados, limitados ao investidor.

2.12.4. 4 - Quando o fundo fica grande, você perde oportunidades. Os cotistas pressionam negativamente os preços em momentos de oscilação de mercado, pois a massa é "emocional". O efeito manada nos fundos tende a tirá-los do mapa, já que fundos com resultados negativos acabam tendo resgastes em massa. Por conta disso, vários fundos não conseguem aproveitar a oportunidade causada pelo momento de baixa.

3. Pilar 3 - Ganhar mais

3.1. O esforço por esforço não gera riqueza. O que gera riqueza é o mérito.

3.2. Minha marca pessoal:

3.2.1. Talento

3.2.2. Qualificação

3.2.3. Experiência

3.2.4. Posicionamento

3.3. O valor que você emite e propaga para quem está a sua volta será sempre determinante na possibilidade de que você ganhe mais dinheiro. Da conta disso é fundamental para construção do seu mérito.

3.4. Personal branding

3.4.1. Não gerencie apenas o patrimônio dos outros.

3.4.2. Não seja pidao

3.4.3. Descubra o seu maior talento

3.4.4. Não fique isolado

3.5. Tipos de profissionais

3.5.1. O que faz o que é permitido

3.5.1.1. Vive na zona de conforto. Ele pouco erra, mas também não agrega valor a nada que faz.

3.5.2. Aquele que gosta do proibido

3.5.2.1. Preferi permanecer 100% na zona proibida. O que é pedido executa do seu jeito e acaba deixando de lado sua prioridade. Dificilmente terá recomendações para ser promovido.

3.5.3. Aquele que executa os opcionais

3.5.3.1. Cumpre bem as tarefas, tem atitudes que vão além do esperado e coloca a mão na massa nas tarefas que parecem apenas opcionais mostra que é alguém diferenciado.

3.6. Eu, autoridade

3.6.1. 1 - Em que assunto da sua vida atividade profissional você se sente mais confortável em ouvir que é especialista?

3.6.2. 2 - Em que área na sua profissão você se sente apto a desempenhar tarefas com total autonomia?

3.6.3. 3 - Se você pudesse assumir um departamento específico no seu trabalho, que departamento seria?

3.6.4. 4 - Se voc~e fosse convidado a publicar um livro por uma grande editora ou fosse feito um documentário sobre a sua história, qual seria o conteúdo? Vale aqui também pensar algo que você não domina ainda, mas que deseja dominar.

3.7. Plano de ação para construção da autoridade

3.7.1. 1 - Você quer ser autoridade em qual habilidade?

3.7.2. 2 - Onde você quer que isso aconteça?

3.7.3. 3 - Quem participa desse objetivo?

3.7.4. 4 - Quando vai acontecer?

3.7.5. 5 - Qual é a evidência de que você conseguiu?

3.7.6. 6 - O que você ganha com isso? Quais são os benefícios que obterá?

3.7.7. 7 - O que você perde com isso ? Este objetivo ou resultado afeta negativamente outras pessoas do meu do qual você faz parte?

3.7.8. 8 - Por que isso é importante para você?Quais os valores você vai satisfazer com essa meta?

3.7.9. 9 - Quais ferramentas precisa para atingir este objetivo? Recursos financeiros, conhecimentos, métodos, tempo, habilidades e competências.

3.7.10. 10 - Quais as formas para conseguir isso? Qual é seu plano de ação?

3.7.11. 11 - Você conhece alguém que já fez isso? Como essa pessoa conseguiu?

3.7.12. 12 - Qual será o primeiro passo?

3.7.13. 13 - Este objetivo depende apenas de você ou de outros para se concretizar? Se precisar de outros, o que você pode fazer para que ele seja apenas seu?

3.7.14. 14 - Qual o seu grau de comprometimento em realizar isso?O que você pode fazer para aumentar seu foco nesta conquista ?

3.8. Aprendizado do Primo

3.8.1. 1 - Você vai querer o caminho mais fácil

3.8.2. 2 - A oportunidade pode vir disfarçada

3.8.3. 3 - Trabalhe para aprender

3.8.4. 4 - Escala

3.8.5. 5 - Tenha processos

3.8.6. 6 - Leia livros

3.8.7. 7 - Acredite nas pessoas

3.8.8. 8 - Mente mestra e o ambiente