Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Rocket clouds
Geografia by Mind Map: Geografia

1. CAP 5

1.1. Tipos de rochas

1.1.1. Mágmaticas: Formanda pela solidificação do magma

1.1.2. Sendimentares: Sofrem ação do calor do Sol,Da água e dos ventos, e sofrem assim uma decomposição.

1.1.3. Metamorficas:São rochas modificadas em sua estrutura por novos minerais e pelo movimento e transformação das rochas magmaticas e sendimentares

1.2. Teorias Existentes

1.2.1. Teoria de Wegner

1.2.1.1. Deriva continental, Wegner acreditava que todos os continentes um dia foram juntos, que o mesmo denominou como Pangeia que logo apos se dividiu em dois continentes: Laurasia e godwana

1.2.2. Tectônica de placas

1.2.2.1. Explica a formação de continentes e das geomórficas

1.3. Provícias geológicas Do planeta

1.3.1. Bacias Sedimentares

1.3.1.1. Contém Fragmentos de minerais e sedimentos orgânicos

1.3.2. Escudos Cristalinos

1.3.2.1. Representam as formações mais antigas no contexto geológico,Contendo minerais não metálicos

1.3.3. Dobramentos modernos

1.3.3.1. Têm esse nome em função de serem "novos" em relação aos anteriores

1.4. Escala Ritcher

1.4.1. Criada para verificar a magnitude dos terremotos,Vai da magnitude 1 até a 10,Sendo ela na escala de 10 para um, ou seja, um terremoto de escala 2 é 10 vezes mais forte do que um de escala 1, um de escala 3 é 100 vezes mais forte que o de escala 1

1.5. Terra formada por crosta,manto e Núcleo,Que podem ser comparados a um ovo

1.5.1. A casca do "ovo"

1.5.1.1. Crosta terrestre: A crosta terrestre é a camada mais externa ou crosta do planeta Terra. É a parte superior da litosfera, com uma espessura variável de 5 a 70 km. A crosta é constituída principalmente por basalto e granito e fisicamente é menos rígida e mais fria do que o manto e o núcleo da Terra.

1.5.2. A clara do "ovo"

1.5.2.1. Manto: é a camada da estrutura da Terra (e dos outros planetas de composição similar) que fica diretamente abaixo da crosta/crusta prolongando-se em profundidade até ao limite exterior do núcleo.

1.5.3. A gema do "ovo"

1.5.3.1. Núcleo: O núcleo é a camada mais profunda do planeta Terra situada após o manto, sendo a mais quente das camadas terrestres. É dividido em duas partes: núcleo externo e núcleo interno.

2. CAP 6

2.1. Geomorfologia

2.1.1. Estuda a dinâmica das formas do relevo terrestre

2.2. Agentes internos e externos da terra

2.2.1. Internos: também chamados endógenos, são aqueles impulsionados pela energia contida no interior do planeta

2.2.2. Externos: também chamados exógenos, atuam na modelagem da crosta terrestre, transformando as rochas, erodindo os solos e dando ao relevo o aspecto que apresenta atualmente.

2.2.2.1. Intemperismo:Processo de degradação e decomposição sofridos pelas rochas.

2.2.2.2. Trasporte e sedimentação:Sedimentação do solo. Sedimentação é o processo de desgaste das rochas e dos solos, ocasionada a partir dos agentes externos ou exógenos de transformação do relevo. ... Durante o processo de lixiviação (lavagem da camada superficial do solo), existe o transporte de sedimentos, geralmente para rios ou cursos d'água em geral

2.3. Classificação do relevo brasileiro

2.3.1. Planicie: ão formas de relevo normalmente planas que constituem áreas onde se acumulam sedimentos. Encontram-se em regiões de baixa altitude, a poucos metros do nível do mar.

2.3.2. Planato: Planalto, também chamado altiplano ou platô, é a classificação dada a uma forma de relevo constituída por uma superfície elevada, com cume quase nivelado, geralmente devido à erosão eólica ou pelas águas. São como topos retos, superfícies topográficas, que podem ser regulares ou não.

2.3.3. Depressão: Relevo abaixo do nível do mar

2.3.4. Outras formas de relevo:

2.3.4.1. Escarpa,Cuesta,Chapada,Morro,Montanha e etc

2.3.5. Relevos no geral: Relevo são formações naturais encontradas no espaço geográfico de qualquer lugar do mundo, assim os relevos fazem parte das características de algum lugar, mostrando a importância e relevância deste para a compreensão das relações do meio com homem. Elas são formadas primeiramente através dos movimentos de placas tectônicas e são moldadas e transformadas através de atividades como intemperismo, que fazem lugares altos serem mais rebaixados e se tornarem planícies.

2.4. Relevo Submarino:

2.4.1. Plataforma continental: é uma faixa de terra submersa existente em todo litoral de todo o continente que, em suave declive, termina ao dar origem ao talude continental. Geralmente, a plataforma tem uma extensão de 70 a 90 km, e profundidade de 200 metros, antes de atingir águas oceânicas mais profundas.

2.4.2. Talude: é a borda da plataforma continental, marcada por um desnível abrupto de até 2 mil metros, na base do qual se encontram a crosta continental e a oceânica.

2.4.3. Região Pelágica(Ou abissal): corresponde à crosta oceânica propriamente dita, que é mais densa e geo-logicamente distinta da crosta continental.

2.5. Plataforma continental: Na plataforma continental encontramos grande parte dos nossos recursos, que podem ser explorados e que possuem um alto valor econômicos como o carvão mineral, ouro, diamantes, esses recursos que estimulam a riqueza dos países.