Socioliguística

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Socioliguística by Mind Map: Socioliguística

1. A sociolinguística firmou-se nos EUA na década de 1960 com o linguista William Labov.

2. É um campo que estuda a língua em seu uso real, ou seja, centra-se no falante real, aquele de fato fala do jeito que fala, levando em consideração as seguintes relações:

2.1. A estrutura linguística e os seus aspectos sociais/culturais da produção linguística.

3. A variação e a mudança são inerentes às línguas e que, por isso, devem ser sempre levadas em conta a análise linguística. Em suma, a sociolinguística quer mostrar que todas as línguas variam/mudam com o decorrer do tempo.

3.1. A variação cria condições para que o falante possa falar coisas diferentes com o mesmo valor de verdade.

4. Na sociolinguística, cada pessoa tem o seu próprio arcabouço linguístico que a torna capaz de adaptar a sua linguagem aos diferentes tipos de situações vividas.

4.1. Além de contribuir para a descrição e explicação de fenômenos linguísticos, esta corrente também fornece recursos para a área do ensino das línguas como um todo, viabilizando assim, uma mudança no pensamento crítico das pessoas ao entenderem que se faz necessário preparar cidadãos conscientes frente a essas variações linguísticas, reformulando conceitos e diminuindo os vários tipos de preconceitos linguísticos ainda existentes em nosso país.