Tendências e abordagens pedagógicas da Educação Física escolar e suas interfaces com a saúde

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Tendências e abordagens pedagógicas da Educação Física escolar e suas interfaces com a saúde by Mind Map: Tendências e abordagens pedagógicas da  Educação Física escolar e suas interfaces com a saúde

1. As concepções históricas são identificadas em tendências

1.1. Higienista, Militarista, Pedagogicista e competitivista

1.1.1. Tendência Higienista: Promover a assepsia social, preocupação com limpeza corporal,eugenia.

1.1.2. Tendência Militarista: Preparar alunos saudáveis através de exercícios militares para representar o Brasil em futuras guerras.

1.1.3. Tendência Esportivista: Os alunos deveriam possuir saúde para tornarem-se atletas.

1.1.4. Tendência Pedagogicista: Início de discussões teóricas, sobre primeiros socorros, higiene, prevenção de doenças e alimentação saudável.

2. A Saúde e as abordagens da Educação Física

2.1. Abordagens pedagógicas na Área da Educação Física: Psicomotora, Desenvolvimentista, Construtivista, Saúde Renovada, Crítico-superadora, Crítico-emancipadora.

3. Principais abordagens

3.1. Abordagem Psicomotora: A psicomotricidade é o primeiro movimento a se articular como uma abordagem da Educação Física Escolar, estimulando os aspectos motores, cognitivos e afetivos. Também busca desenvolver fatores como noção de corpo, tonicidade, equilíbrio, estrutura espaço-temporal, lateralidade, coordenação motora global e coordenação fina.

3.2. Abordagem Desenvolvimentista: Se preocupa com o desenvolvimento das habilidades motoras básicas, entre elas as habilidades locomotoras, de manipulação e de estabilização. Por ser mais bio logicista, a abordagem desenvolvimentista possui um conceito de saúde indireto, resumindo a preocupação com a aprendizagem das habilidades motoras, pois é através delas que os seres humanos se adaptam aos problemas do cotidiano.

3.3. Abordagem Construtivista: O construtivismo sofreu influências da psicomotricidade no sentido de valorizar aspectos psicológicos, afetivos e cognitivos no desenvolvimento humano, a construção desse conhecimento se da através da interação do sujeito-mundo.

4. Principais abordagens

4.1. Saúde Renovada: Afirma-se que a prática da atividade física na infância e adolescência pode estimular uma vida saudável na fase adulta, por tanto o hábito da vida saudável deve ser ensinado na escola. Compreende-se também saúde como capacidade do indivíduo desfrutar com bem estar, e não apenas a ausência de doenças.

4.2. Abordagem Crítico-Superadora: Reflexão sobre questões de poder, interesse, esforço e contestação. Não se deve apenas explicar como ensinar, mas sobretudo, como se adquire conhecimento e dentro deste contexto, respeita os aspectos sócio-culturais dos alunos.

4.3. Abordagem Crítico-Emancipadora: Busca ensino através da Educação Física de libertação de falsas ilusões, interesses e desejos criados por uma mídia com interesses capitalistas.

5. Duas formas de reproduzir a relação histórica entre a Educação Física e a saúde

5.1. 1- A prática da atividade física como produtora de saúde.

5.1.1. 2- Prevenção

5.2. O exercício físico é o responsável pela saúde dos alunos, desconsiderando: Políticas públicas, cultura, contexto social e saneamento