Tipos de Extração Utilizados na Farmacognosia

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Tipos de Extração Utilizados na Farmacognosia by Mind Map: Tipos de Extração Utilizados na Farmacognosia

1. EXTRAÇÃO EM TANQUE AGITADO

1.1. Nesta extração, os sólidos encontram-se suspensos no solvente, este método é usado para matéria-prima moída e muito fina . A desvantagem deste método é que não há nenhum processo de filtragem da solução do extrato e conseqüentemente se faz necessário uma etapa de separação como filtração ou centrifugação antes da destilação.

2. EXTRAÇÃO SÓLIDO-LÍQUIDO

2.1. O princípio para extração sólido-líquido ou extração com solvente ocorre quando os compostos solúveis de uma matéria sólida são extraídos por um solvente líquido.

3. Existem três técnicas principais de extração, envolvendo o uso de solvente, vapor e fluidos supercríticos.

4. Extração das plantas é comum na indústria de perfume, no setor farmacêutico, e no campo do alimento e da nutrição humana.

4.1. É desta maneira que alguns extratos vegetais, como óleos comestíveis ou industriais, oleoresina, pigmentos e fármacos naturais são obtidos (POIROT et al., 2006).

5. EXTRAÇÃO COM FLUIDO UPERCRÍTICO (SFE)

5.1. A extração supercrítica de plantas é um processo no qual um soluto ou mistura de solutos é extraído de um leito fixo de material vegetal moído com um solvente em estado supercrítico e consiste em duas etapas:

5.2. extração e separação do extrato do solvente.

5.3. O solvente pressurizado flui continuamente através do leito de partículas.

6. EXTRAÇÃO POR PERCOLAÇÃO

6.1. Na extração por percolação o solvente passa através da camada porosa do material em leito fixo e extrai as substâncias solúveis.

7. A extração é uma operação físico-química de transferência de massa, onde os sólidos solúveis e voláteis podem ser extraídos por manter-se contato entre o solvente e os sólidos (CLARKE, 1985).