RADIOFARMACOS

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
RADIOFARMACOS by Mind Map: RADIOFARMACOS

1. DIAGNÓSTICO ONCOLOGICO, Os radiofármacos que se destinam ao diagnóstico clínico têm na sua composição um radionuclídeo emissor γ.

2. TERAPÊUTICA usados em Medicina Nuclear, diagnóstico e terapia Oncológica, que emite radiação ionizante.

3. SPECT, para obter imagens utilizando-se câmaras-gama, a técnica produz imagem tomográfica, que mostra a distribuição de radiação no corpo do paciente.

4. PREPARAÇÃO, maioria dos radiofármacos são preparados a partir de produtos semi-manufaturados, pois os radionuclídeos que entram na sua constituição apresentam tempo de meia-vida curto, o que requer normalmente a preparação do radiofármaco imediatamente antes da sua administração.

5. RADIOATIVIDADE, Um nuclídeo é uma espécie caracterizada pelo seu número atômico (Z) e número de massa (A), cuja estabilidade é determinada pela relação entre o número de prótons e neutrons.

6. PARTICULAS β, permitem uma dose de radiação uniforme apesar da sua deposição nos tecidos alvo, (tumores) ser heterogênea.

7. APLICAÇÃO, Carcinoma da tiróide e metástases e hipertiroidismo, tumores neuroendócrinos e metástases, como gastrinoma, neuroblastoma, adenoma da pituitária,carcinoma medular da tiróide, tumor de pulmão, dentre muitos outros.

8. RADIONUCLÍDEOS, partículas ionizantes, que são liberadas pelo radiofármaco, para tratamento de tumores.

9. PET, técnica, utiliza radionúclideos emissores de partículas β+, 11C, 13N, 15O, 18F, 124I, 64Cu ou 68Ga

10. COMPOSIÇÃO, Os radiofármacos são compostos, sem ação farmacológica, que têm na sua composição um radionuclídeo, e são utilizados em Medicina Nuclear para diagnóstico e terapia de várias doenças

11. RADIAÇÃO A radiação é a propagação de energia sob várias formas, dependendo da quantidade de energia, pode ser classificada em não ionizantes e ionizantes.

12. PARTÍCULAS α, quando se pretende que a radiação tenha um pequeno alcance.

13. Novo Tópico