MEDIAÇÃO DE CONFLITO

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
MEDIAÇÃO DE CONFLITO by Mind Map: MEDIAÇÃO DE CONFLITO

1. DECRETO Nº 56.560 DE 28 OUTUBRO DE 2015

1.1. MEDIADORES PODEM: OBSERVAR, ANALISAR, E OPORTUNIZAR OS DIÁOGOS DE PAZ , REALIZAR UMA ESCUTA ATIVA , ORGANIZAR TEMPO E ESPAÇO COM O GRUPO MELHORANDOA FORMA PARA CONDUZIR AS SITUAÇÕES DE CONFLITO NA ESCOLA.

2. Lei nº 16.134, de 12 de março 2015, que dispõe sobre a criação da Comissão de Mediação de Conflitos - CMC nas escolas da Rede Municipal de Ensino, fica regulamentada nos termos deste decreto.

2.1. CIRCULOS RESTAURATIVOS : Os círculos restaurativos ou de paz são encontros nos quais toda comunidade escolar , os alunos , pais , professores tratam dos principais problemas ou conflitos existentes na escolas e através do dialogo, buscam soluções com a participação de todos , inclusive com a possibilidade de escuta das vitimas e agressores no caso dee bullying e violência .

3. FORMAÇÃO DA CMC: Equipe Gestora (um); professores (três); Equipe de Apoio (dois); Resp/ família (três) Educandos (três)

4. As Práticas Restaurativas constituem-se em procedimentos e atividades proativas que podem colaborar para a prevenção e na resolução positiva de conflitos em geral, contribuindo para evitar a violência e garantir o desenvolvimento de boas relações no espaço escolar, alguns conseguem entender que esta prática é um técnica de solução de conflitos e violência que se orienta pela criatividade e sensibilidade a partir da escuta dos ofensores e das vítimas.

5. Qual o significado de MEDIAR : substantivo feminino - 1 Ato ou efeito de mediar - 2 servir de intermediário entre pessoas ou grupos, intervenção , intermédio;

6. O que significa CONFLITO: substantivo masculino, profunda falta de entendimento entre duas ou mais partes ou choque enfrentamento.

7. O que é mediação Escolar? A importância da mediação na escola. Muitos dos programas desenvolvidos em escolas concluíram que a mediação é uma ótima ferramenta para ajudar na pacificação e democratização da escola, assim como oferecer uma educação integral que aporte ferramentas para o aluno desenvolver competências emocionais, sociais e de comunicação

8. 8 (oito) razões para apostar na Mediação Escolar: 1. Abandona a ideia tradicional de aplicação de castigos, sermões e críticas em razão das ações praticadas pelos alunos; 2. Mostra que o conflito também tem seu sentido positivo e transformador, uma vez que faz parte da essência humana e do dia a dia do indivíduo; 3. Envolve o aprendizado das habilidades e competências (exemplo: empatia e escuta ativa) necessárias para o enfrentamento dos problemas; 4. Ensina o caráter pedagógico do conflito; 5. Incentiva a comunicação, autogestão e responsabilidade pelos atos praticados ao outro; 6. Ajuda a prevenir controvérsias futuras; 7. Promove comportamentos pró-sociais como o respeito, empatia, cooperação, responsabilidade, solidariedade e alteridade; 8. Promove resiliência e bem-estar no ambiente social.