Áreas de atuação do Biomédico

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Áreas de atuação do Biomédico by Mind Map: Áreas de atuação do Biomédico

1. A habilitação em permite ao profissional biomédico realizar exames, assumir a responsabilidade técnica e firmar os respectivos laudos, executar o processamento de sangue, suas sorologias e exames pré transfusionais, assumir chefias técnicas, assessorias e direção destas atividades.

2. Patologia clínica

3. Parasitologia

3.1. estuda os parasitas, os seus hospedeiros e relações entre eles. Engloba os filos Protozoa (protozoários), do reino Protista e Nematoda (nematódes), annelida (anelídeos), Platyhelminthes (platelmintos) e Arthropoda (artrópodes), do reino Animal.

4. Microbiologia

4.1. Éo ramo e especialidade da biologia que estuda os micro-organismos, incluindo eucariontes unicelulares e procariontes, como as bactérias, fungos e vírus. 

5. Imunologia

5.1. especialidade biomédica que estuda o conjunto dos mecanismos de defesa do organismo contra antígenos.

6. Hematologia

6.1. especialidade que se dedica ao estudo da fisiologia e patologia do sangue, da medula e dos gânglios linfáticos.

7. Bioquímica

7.1. Farmacologia

7.1.1. que estuda como as substâncias químicas interagem com os sistemas biológicos

7.2. estuda as estruturas, a organização e as transformações moleculares que ocorrem na célula.

8. Banco de sangue

8.1. É um centro onde o sangue coletado como resultado da doação de sangue é armazenado e preservado para uso posterior na transfusão de sangue

9. Docência e pesquisa

9.1. as habilitações que são voltadas ao ensino e à pesquisa e têm caráter eminentemente não laboratorial foram agregadas na habilitação “Docência e Pesquisa”. Ou seja, Biofísica, Virologia, Fisiologia, Histologia Humana, Patologia, Embriologia, Psicobiologia estão agora apensadas. As demais foram mantidas em separado.

10. Saude pública

10.1. O profissional biomédico atua em pesquisas que podem fornecer dados desde o diagnóstico até a descoberta científica para a cura e prevenção de doenças que ainda devastam a população em geral.

11. Imagenologia

11.1. é uma especialidade que se ocupa do uso das tecnologias de imagem para realização de diagnósticos. 

12. Radiologia

12.1. É um ramo que utiliza as radiações para a realização de diagnósticos, controle e tratamento de doenças. 

13. Análises bromatologicas

13.1. A Bromatologia estuda os alimentos, sua composição química, sua ação no organismo, seu valor alimentício e calórico, sua propriedades físicas, químicas, toxicológicas, e também adulterantes, contaminantes, fraudes, etc.

14. Microbiologia de alimentos

14.1. É responsável pela pesquisa e controle de micro-organismos desde a matéria-prima que chega à fábrica até o produto final . Além de garantir que os alimentos liberados para o consumo possuam qualidade e não ofereçam riscos a saúde com contaminação de micro-organismos patogênicos.

15. Citologia

15.1. foca-se no estudo das células, abrangendo a sua estrutura e metabolismo. O nascimento da citologia e a invenção do microscópio são fatos relacionados.

16. Análise ambiental

16.1. Um processo de identificação de oportunidades, ameaças, forças e fraquezas que interferem na atuação das empresas, no cumprimento de sua missão e em sua capacidade de atingir as metas estipuladas.

17. Acupuntura

17.1. é uma forma de medicina alternativa e um ramo da medicina tradicional chinesa no qual finas agulhas são inseridas no corpo do paciente. 

18. Genética

18.1. atua em pesquisas científicas na área da Genética, trabalha com doenças e modificações genéticas, trabalha na área da saúde pública e também da reprodução humana geneticamente modificada, entre outras opções.

19. Reprodução humana

19.1. O profissional formado nessa área está habilitado para atuar em Embriologia, realizando a manipulação de gametas (oócitos e espermatozóides) e pré-embriões.

20. Biologia molecular

20.1. É o estudo da Biologia, com especial foco no estudo da estrutura e função do material genético e seus produtos de expressão, as proteínas. Investiga as interações entre os diversos sistemas celulares, incluindo a relação entre DNA, RNA e síntese proteica.

21. Informática de saúde

21.1. um campo de rápido desenvolvimento científico que lida com armazenamento, recuperação e uso da informação,

22. Histotecnologia clínica

22.1. é o estudo científico detalhado das células e dos tecidos biológicos, utilizando amostras previamente preparadas com processos especiais chamados “técnicas histológicas”.

23. Toxicologia

23.1. Tem como objeto de estudo os efeitos adversos das substâncias químicas sobre os organismos

24. Sanitarista

24.1. é capacitado para coletar e analisar dados para planejar e programar as ações que serão executadas

25. Auditoria

25.1. o trabalho do auditor é identificar possíveis pontos críticos nas unidades de saúde (hospitais, clínicas, laboratórios), com base nos conhecimentos teóricos de auditoria.

26. Perfusão extracorpórea

26.1. consiste na substituição temporária das funções de órgãos vitais de um paciente, como coração e pulmão, quando eles estão inoperantes durante uma complexa cirurgia cardíaca, por exemplo.

27. Biomedicina estética

27.1. É uma área de atuação em que o profissional se especializa para lidar com diferentes procedimentos estéticos, que demandem habilidade e conhecimento por serem delicados e invasivos.

28. Monitoramento neurofisiologico transoperatório

28.1. O objetivo é proteger as vias neurais dos riscos durante diferentes tipos de cirurgias, diminuindo o risco de déficits neurológicos pós-operatórios para o paciente.

29. Gestão das tecnologias de saude

29.1. um conjunto de atividades gestoras que relaciona os processos de avaliação, incorporação, difusão, gerenciamento da utilização e retirada de tecnologias do sistema de saúde.

30. Fisiologia do esporte e da prática do exercício físico

30.1. oferece a retaguarda científica nas áreas das ciências do esporte, baseada na monitorização de indicadores fisiológicos e bioquímicos do desempenho no exercício.