PRODUÇÃO ENXUTA

Mapa da matéria de Custos 2

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
PRODUÇÃO ENXUTA by Mind Map: PRODUÇÃO ENXUTA

1. Comportamento

1.1. Kaizen

1.1.1. Kaizen e ela é uma parte essencial da filosofia enxuta, é ma palavra japonesa que significa melhoria continua.

1.2. Enriquecimento de cargo

1.2.1. Disciplina; Flexibilidade; Igualdade; Autonomia; Desenvolvimento pessoal; Qualidade de vida no trabalho; Criatividade; Envolvimento total das pessoas;

1.3. 5S

1.3.1. Separe: Elimine o que não é necessário e mantenha o necessário.

1.3.2. Organize: Posicione as coisas de tal forma que sejam facilmente alcançadas sempre que necessário.

1.3.3. Limpe:Mantenha tudo limpo e arrumado; nenhum lixo ou sujeira na área de trabalho.

1.3.4. Standardize: Mantenha sempre a ordem e a limpeza – arrumação permanente.

1.3.5. Sustente: Desenvolva comprometimento e orgulho em manter padrões.

1.4. Gemba

1.4.1. O conceito de gemba também é usado no desenvolvimento de novo serviço ou produto em que os projetistas devem ir aonde o serviço acontece ou aonde o produto é usado para desenvolver suas ideias.

2. Foco no cliente

2.1. O cliente é o ponto de partida da filosofia enxuta, visto que ele sinaliza a necessidade de ação, ou seja , ele que ''puxa'' os itens ao longo do processo.

2.2. O cliente é o ponto de partida da filosofia enxuta, visto que dele que parte

3. Sua origem: A origem da produção enxuta está ligada ao sistema de produção da empresa Toyota, que foi sua pioneira. Esse conceito surgiu no Japão depois da segunda guerra mundial.

4. Tres perspectivas da produção enxuta:

4.1. Produção enxuta é uma filosofia de como conduzir a produção.

4.2. Produção enxuta é um método de planejar e controlar a produção

4.3. Produção enxuta é um conjunto de ferramentas que melhora o desempenho da produção

5. Oque busca o sistema de produção enxuta? A produção enxuta visa atender instantaneamente a demanda, com qualidade perfeita, sem desperdício e com baixo custo. Isso envolve fornecer produtos e serviços em sincronização perfeita com a demanda por eles.

6. Formas de disperdício a serem eliminados

6.1. Eliminação do desperdício mediante o fluxo regular Eliminando o desperdício mediante minimização de variabilidade Eliminação do desperdício tornando o suprimento e a demanda exatamente iguais Eliminação de desperdício mediante processos flexíveis

7. Eliminação de Desperdício

7.1. Desperdício pro fluxo irregular

7.2. Desperdício pelo fornecimento inexato

7.2.1. Superprodução; Entrega antecipada ou atrasada; Estoque;

7.2.1.1. Tempo de espera; Transporte ; Ineficiecias do processo; Estoque ; Movimentação desperdiçada;

7.3. Desperdício pela resposta infelxível

7.3.1. Grandes lotes; Atrasos entre atividades; Mais variação no mix de atividades do que na demanda do cliente;

7.4. Desperdício pela variabilidade

7.4.1. Pouca confiabilidade do equipamento; Produtos ou serviços defeituosos;

8. Sincronização

8.1. O foco da produção enxuta é alcançar um fluxo de materiais, informações ou clientes que ofereça exatamente o que os clientes desejam (qualidade perfeita), em quantidades exatas (nem muito nem pouco), exatamente quando for necessário (não antes nem depois), exatamente onde for necessário (no local certo) e com o menor custo possível. Esse é um conceito muito semelhante ao “just-in-time” (JIT), o “Toyota Production System” (TPS), “produção sem estoque” e “sincronização enxuta”. Ele resulta em itens fluindo rápida e regularmente através de processos, operações e redes de suprimento.

9. Oque é Produção enxuta:É todo processo que visa eliminar o desperdício gerado em todo o processo produtivo, utilizando-se de ferramentas específicas para tal fim e que tem sua total atenção voltada para o cliente a que se destina o produto.

10. Como é considerado o estoque: muitas empresas focam em ter estoque, para dessa forma ter produtos sempre que o cliente precisar. Isso ocorre pois essas empresas fazem um planejamento de vendas, logo, se o planejamento não é atendido, sobram produtos para ser estocados. Isso é prejudicial pois além de ocupar espaço dentro das fábricas, estoque são produtos que foram produzidos, logo tiveram um custo, porém não foram vendidos, ou seja, não geraram receita.

11. Ferramentas e métodos utilizados para a otimização da produção:

11.1. Adotando a mistura de modelos; Nivelando as programações de entrega; Nivelando as programações de produto ou serviço; Redução dos tempos de troca; Kanbans; Controle puxado; Usando tecnologia de processo simples e de pequena escala; Examinando todos os elementos do tempo de atravessamento; Adotando a gestão à vista;