Da gestão por competências às competências gerencias do enfermeiro

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Da gestão por competências às competências gerencias do enfermeiro by Mind Map: Da gestão  por competências às competências gerencias do enfermeiro

1. As organizações têm um papel fundamental no desenvolvimento de competências dos profissionais.

2. É importante adequar a pessoa ao cargo

3. Modelos atuais de gestão trazem conceitos de inovação, flexibilidade, trabalho em equipe e decisões descentralizadas.

4. A gestão por competências é uma alternativa aos modelos tradicionais de gestão.

4.1. Sob o ponto de vista empresarial é o conhecimento aplicado que gera capacidade de produzir resultados, ou seja,competência.

4.2. As competências podem então ser classificadas como individuais ou profissionais (aquelas relacionadas a indivíduos) e organizacionais (aquelas inerentes à organização como um todo).

4.3. Nesse modelo de gestão, investir em pessoas significa investir na empresa.

4.4. Muitas das descrições das competências citadas como necessárias ao enfermeiro, estão mais relacionadas ao conceito de conhecimentos, habilidades e atitudes do que ao conceito de entrega.

5. Perfil e competências na gestão de pessoas

5.1. Os profissionais precisam se adequar ao perfil demandado pelo mercado de maneira a responder às exigências atuais, seja para se inserir no cargo como para manter-se no mesmo.

5.1.1. Perfil são informações que uma pessoa deve possuir para assumir uma determinada função e que são importantes para se estabelecer um padrão mínimo de características para os colaboradores.

5.1.1.1. Para exigir que o indivíduo seja competente naquilo que a empresa necessita, esta deve proporcionar condições, para que ele atinja esse objetivo.

6. Os três grandes eixos da competência são: conhecimentos (saber); habilidades (saber-fazer); atitudes (saber/ser/agir).

6.1. Outras definições de competência: "um saber agir responsável e reconhecido", "capacidade de entrega da pessoa".

6.2. Há a necessidade de pessoas dispostas a aprender e que saibam aprender.

6.3. O desempenho eficaz (o ser competente) é determinado pela maneira com as pessoas absorvem, processam e reconfiguram saberes, conferindo novos significados aos aprendizados, para mobilizá-los criticamente diante de novas situações.

7. Competências gerencias do enfermeiro

7.1. As competências gerencias compreendem uma dimensão das competências individuais, sendo consideradas, como o "conjunto de capacidades construído e desenvolvido pelo gerente e que articulados em funções das diferentes situações, necessidades ou desafios, possibilitam o alcance das estratégias empresarias".

7.2. As competências gerencias possibilitam o afloramento de competências nos demais níveis ( individuais, funcionais e essenciais).

8. Quanto á formação dos enfermeiros

8.1. As competências gerais são: atenção à saúde, tomada de decisão, comunicação, liderança, administração e gerenciamento e educação permanente.

8.2. Competências gerenciais necessárias para o enfermeiro: o ensino-aprendizagem, a gestão de recursos, comunicação, trabalho em equipe, gestão integrada de processos, tomada de decisão, flexibilidade, criatividade, foco no cliente, aquisição do conhecimento, compromisso, empreendedorismo, liderança, negociação e visão estratégica.

9. O conceito de competências apesar de ainda ser muito discutido, apresenta grandes resultados quando aplicado na gestão de pessoas.

9.1. O conceito de competências na gestão de pessoas proporciona benefícios tanto para as organizações quanto aos profissionais.