Conflito árabe-israelense

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Conflito árabe-israelense by Mind Map: Conflito árabe-israelense

1. O Oriente Médio tem uma grande importância econômica, por conta da sua localização estratégica e do petróleo , para o mundo. Por isso recebe tanta atenção de outras potências.

2. Onde: Palestina

2.1. Judeus

2.1.1. Ocuparam a região por milhares de anos, porém foram obrigados a se espalhar pelo mundo

2.2. Palestinos

2.2.1. Mistura de povos que se instalou no território e criou uma nova população

3. Motivo: plano de partilha da Palestina para criação do Estado de Israel como recompensação história aos judeos.

3.1. Conflitos:

3.1.1. 1ª Guerra Árabe-Israelense

3.1.1.1. Países árabes não satisfeitos com a divisão, invadem Israel, mas fazem um armistício e as terras são divididas entre Israel, Transjordânia e Egito, deixando palestinos sem territórios.

3.1.2. 2ª Guerra Árabe-Israelense

3.1.2.1. A Guerra de Suez. Egito nacionaliza o cana de Suez e proíbe a passagem de navios israelenses, como resposta Israel com apoio da França e do RU, ocupa todo o Sinai. Após pressão dos EUA e da União Soviética, eles desocupam o Sinai e os Egitos tiram a proibição.

3.1.3. 3ª Guerra Árabe-Israelense

3.1.3.1. Guerra dos seis dias. Síria desvia o fluxo do Rio Jordão construindo uma represa, com apoio da Jordânia e do Egito, essa ação impede a navegação israelense no Mar Vermelho. Israel responde com o início de um ataque, onde anexa a Península do Sinai, Faixa de Gaza, Colinas de Golã e a Cisjordânia ao seu domínio.

3.1.4. 4ª Guerra Árabe-Israelense

3.1.4.1. Guerra do Yom Kippur. Tentativa frustrada do Egito e da Síria de reaver os territórios ocupados, após a derrota Egito faz o Acordo de Camp David com Israel e eles devolvem a Península do Sinai ao Egito.

3.2. 1ª tentativa de paz entre Israel e Palestina

3.2.1. Israel tem dois lideres moderadores e Yasser Arafat ( líder de um forte grupo terrorista palestino) começa a defender o diálogo. Assinam o Acordo de Oslo e a Faixa de Gaza e parte da Cisjordaniana são devolvidas aos palestinos.

3.2.1.1. Após a morte de um dos líderes israelenses as negociações ficam extremamente difíceis e os conflitos terroristas aumentam entre os dois, gerando a criação do Hamas, que são extremistas palestinos que querem o fim do estado de Israel, e após a morte de Arafat a criação do Fatah, presidido por Mahmoud Abbas.