SISTEMA NERVOSO Integrador de respostas rápidas

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
SISTEMA NERVOSO Integrador de respostas rápidas by Mind Map: SISTEMA NERVOSO Integrador de respostas rápidas

1. SISTEMA SENSORIAL - Obtenção de Informação

1.1. Recebe informações: Químicas, mecânicas e eletromagnéticas através dos receptores sensoriais.

1.2. Tansdução dos sinais em potencial de membrana

1.3. Papilas gustativas, cones, bastonetes, mecanoreceptores, terminações nervosas livres e terminações nervosas olfativas

1.4. Visão, audição, paladar, olfato e somatosensorial (nocicepção, tato discriminativo, propriocepção e termorecepção)

2. CÓRTEX CEREBRAL (Neocortex) Precessamento de Informação

2.1. Parte mais externa do cérebro, formado por substância cinzenta, onde fica o corpo (soma) do neurônio.

2.1.1. Cortices primários: Comunicação com a periferia. Recebe e faz o processamento inicial da informação. Somatossensorial: Informação chega separada por região e modalidade. Olfativo Auditivo Gustativo Visual

2.1.2. Cortices Secundários: Mistura informações, tem capacidade associativa.

2.1.3. Cortices Associados: Junta informações de múltiplas modalidades sensoriais criando uma representação ainda mais complexa e rica.

2.2. O homúnculo é a representação diagramática proporcional do corpo animal em relação às partes destes, representadas no córtex somestésico e motor.

2.2.1. Homúnculo Sensorial: área somestésica, localizada no giro pós-central.

2.2.2. Homúnculo motor: área motora, localizada no giro pré-central.

2.3. Epilepsia:Condição neurológica bastante comum, acometendo aproximadamente uma em cada 100 pessoas. A doença é caracterizada pela ocorrência de crises epilépticas, que se repetem a intervalos variáveis. Essas crises são as manifestações clínicas de uma descarga anormal de neurônios.

3. Sistema Nervoso Autônomo Sistema Involuntário que controla a homeostase

3.1. Pegar decisões que o SNC toma e leva até os órgãos alvos. Da mesma forma que recebe informações sensoriais dos órgãos alvo para gerar uma resposta. A informação passa de neurônios no SNC, que faz sinapse com outro neurônio no SNP contidos em um gânglio nos sistemas Simpático e Parassimpático.

3.1.1. Simpático

3.1.1.1. Características Anatômicas: * Gânglios próximo ao SNC *Neurónios pré ganglionares com axonios curtos *Neurônios pós ganglionares com axônios longos. * Nervos tem origem dos segmentos toráxicos e lombares (da T1 a L2)

3.1.1.1.1. Características Neuroquímicas: * Sinapses químicas entre neurônios no gânglio - Neurotransmissor Acetilcolina - Receptores Ionotrópicos Nicotínicos - Entra sódio, sai potássio e gera PEPS * Sinapse no órgão alvo: - Neurotransmissor Noradrenalina - Receptores Metabotrópicos Alfa e Beta - Casos especiais: Galndula Sudorípara e músculo pilo eretor (Acetilcolina como neurotransmissor e receptores muscarínicos)

3.1.2. Parassimpático

3.1.2.1. Características anatômicas: * Gânglios próximo ao órgão alvo *Neurônios pré ganglionares longos *Neurónios pós ganglionares com axonios curtos. *Nervos tem origem no tronco encefálico e medula sacral (cauda equinia)

3.1.2.1.1. Características Neuroquímicas: * Sinapses químicas entre neurônios no gânglio - Neurotransmissor Acetilcolina - Receptores Ionotrópicos Nicotínicos - Entra sódio, sai potássio e gera PEPS * Sinapse no órgão alvo: - Neurotransmissor Acetil colina - Receptores Muscarínicos.

3.1.3. Entérico

3.1.3.1. Neurônios que se encontram na parede do trato gastrointestinal. Fazem comunicação com a microbiota, que interfere em diversas funções no organismo.

4. SOMATOSENSORIAL

4.1. Propriocepção: percepção do corpo no espaço

4.1.1. A somestesia refere-se a um conjunto de submodalidades (tátil, térmica e dolorosa) presentes na pele, mucosas e tecidos profundos. Funcional e anatomicamente, a sensibilidade somestésica relaciona-se estreitamente com as submodalidades muscular e articular da sensibilidade proprioceptiva, responsável por prover o sistema nervoso com informações relativas à posição e aos movimentos do corpo no espaço.

4.2. Nocicepção: percepção de estímulos nocivos

4.2.1. - Dor lenta: fibras C desmielinizadas. Estão localizadas em estruturas mais profundas como tendões e nas vísceras. Conduzidas sem organização somatotrópica precisa e por isto ador transmitida pela fibra C é difícil de ser localizada e quantificada. - Dor rápida: Fibras A, são mielinizadas. Estão localizadas superficialmente na pele, músculos e tendões. Conduzidas com organização somatotrópica precisa e detalhada, por isto a dor pode ser precisa e quantificável. - Dor referida: É a dor visceral, o cérebro não distingue os estímulos dolorosos dos nociceptores viscerais dos somáticos. A dor é sentida em um local diferente daquele onde é produzido o estimulo que causa a dor, devido a convergência de fibras aferentes de diversos tecidos na medula espinhal.

4.2.2. Insensibilidade Congênita a Dor: Entre as possíveis causas do distúrbio estão uma falha no desenvolvimento periférico dos nociceptores, transmissão sináptica alterada nas vias no sistema nervoso central que transmitem a dor e mutações genéticas. A mutação leva a canais de sódio não funcionais, o que determina uma ausência de potenciais de ação nos nociceptores e uma profunda insensibilidade à dor

4.3. Termocepção: percepção de teperatura

4.3.1. Receptores sensoriais que detectam mudanças de temperatura. Alguns responsáveis por detectar o frio, e outros, calor. De frio, chamados de Corpúsculo de Krause De calor, chamados de Corpúsculos de Ruffini E os de dor, que são as terminações livres e estão associados a graus extremos.

4.4. Tato discriminativo: percepção do que está em contato próximo com a pele.

4.4.1. Pele Glabra e Pilosa

4.4.1.1. - Corpúsculo de Pacini: Situado na profundidade da derme, campo receptivo grande, adaptação rápida. Percepção de pressão e vibração. - Discos de Merkel: Na epiderme da pele glabra, campo receptivo pequeno de adaptação lenta. Percepção de texturas e bordas. - Corpúsculo de Ruffini: Situado na derme profunda, articulações e cápsulas articulares. Campo receptivo orientado, grande e apresenta adaptação lenta. Percepção de distensão e movimentos articulares. - Corpúsculo de Meissner: Situado nas papilas dérmicas da pele glabra, campo receptivo pequeno de adaptação rápida. Percepção de vibração e pressão. - Folículo piloso: Situado em invaginações da epiderme. Percepção de contato com a pele e movimento sobre a pele. - Terminações nervosas livres: Situados na superfície da pele. Percepção de dor e temperatura.

5. Processamento

5.1. Lobos

5.1.1. Lobo Parietal: Situado no topo * Somatosensorial (giro pós central): 1ª: Modalidade (Nocicepção, Termocepção, Tato, Propriocepção) - Somatotrópica 2ª: Discriminar objeto (término do giro pós central+pedaço do giro supra) * Associativo: Visual + Somatosensorial

5.1.2. Lobo Temporal: Situado próximo as orelhas *Auditivo Primário: Primário Topotopia *Linguagem: Werniecke: Linguagem escrita/falada * Processamento Visual

5.1.2.1. * Hipocampo: Memória (Longo Prazo/Espacial) * Amigdala: Emoção

5.1.3. Lobo Frontal: Situado na frente * Motor: - Pré Motora: Planejamento - Motor Primário: Execução * Executivo: - Pré Frontal: Tomada de decisão, Julgamento, Memória de trabalho, Controle emocional, Planejamento

5.1.3.1. * Lobo que nos permite viver em sociedade. * Ingestão de bebidas alcoólicas inibe funções executivas

5.1.4. Lobo Ociptal: * Cortex Visual: - Primário: Informação Inicial + Distribuição da Informação - Secundário: Comunica ( memória visual + reconhecimento - Terciário: Cores + Movimento

5.1.4.1. Informação começa na retina onde há 5 camadas de neurônios, que manda a informação para o tálamo e córtex cerebral já pré-processada. São necessários estes 3 níveis de córtex para gerar a informação com movimento e interpretação de cores.

5.1.5. Cerebelo: * Movimento (controle motor) - Aprendizado (motor, movimentos exteriotipados) - Equilíbrio - Correção do movimento enquanto ocorre - Postura

5.1.5.1. Por volta de 70% de neurônios do SNC

5.1.6. Medula: * Via de Comunicação *Circuitos de processamento - Caminhada - Atos Reflexos

5.1.7. Tronco encefálico: * Mesoencéfalo - Visão (localização espacial) - Audição * Ponte - Respiração - Entrada do cerebelo * Bulbo - Conexão com a medula - Decussação - Centros Autonômicos (Respiração, SNA, PA) * Formação reticular: área que impede que se haja como se estivesse acordado quando se está dormindo.

5.1.8. Insula: * Córtex gustativo * Emoções - desejo * Empatia * Nojo * Reconhecimento * Vício