Get Started. It's Free
or sign up with your email address
SOCIOLOGIA CAP1 by Mind Map: SOCIOLOGIA CAP1

1. CONHECIMENTO CIENTÍFICO: Transmitido por treinamento apropriado, racional e objetivo. Conduzido por meio de procedimentos científicos. Tenta fugir dos dogmas, da alienação e emoção, já que procura explicações racionais e comprovadas pela experimentação científica.

2. SENSO COMUM: Conhecimento popular ou vulgar, transmitido de geração para geração, baseado em imitação, experiência, gestos e rituais. Distante de reflexões aprofundadas, vazias de consistência e com formulações imprecisas.

3. CONCEITOS BÁSICOS PARA O ESTUDO DA SOCIOLOGIA

3.1. Contatos Sociais: Ao mantermos contatos sociais, nos humanizamos, uma vez que a cultura, no sentido antropológico, como termo vinculado ao conjunto de hábitos, costumes e formas de vida capazes de diferenciar um grupo social de outro, é socialmente adquirida.

3.2. Grupo Social: Conjunto de indivíduos que agem de maneira coordenada, ou seja, levando em conta uns aos outros. É através das relações sociais que uma pessoa absorve as formas de expressões, símbolos, costumes e as regras da sociedade na qual está inserida. Há 3 tipos:

3.2.1. Primários: Pressupõe relações diretas, com exposição de sentimentos e emoções pessoais, o que acontece normalmente no seio familiar ou entre amigos.

3.2.2. Secundários: Formais e impessoais, em que buscamos manter posturas de equilíbrio sem intimidade.

3.2.3. Intermediários: Quando são alternados contatos sociais primários e secundários, com a mescla de formalidades, coloquialidades e intimidades

3.3. Interação Social: modificamos comportamentos por meio do contato, da troca de informações e da comunicação estabelecida. A grande características da interatividade é a possibilidade de transformação.

3.4. Processos sociais: É por meio das interações sociais que as relações de uma sociedade são firmadas, assim gerando processos sociais e é exatamente através dos processos sociais que indivíduos e grupos atuam conjuntamente.

3.4.1. ASSOCIATIVOS: Quando são estabelecidas formas de cooperação e convivência entre indivíduos de uma determinada estrutura social.

3.4.2. DISSOCIATIVOS: Indicam competição e conflito entre indivíduos, por exemplo, na luta por uma vaga universitária.

3.5. Agrupamentos Sociais: Um grupo social se caracteriza pela interação estabelecida entre, no mínimo, dois indivíduos e deve apresentar organização, comunicação e objetivos comuns. Há 3 classificações.

3.5.1. Multidão: Ao faltar o quesito organização ou o quesito comunicação(ou ambos) para uma pluralidade de indivíduos, esta deixa de ser caracterizada como agregado social, que é o caso da multidão, considerada um agregado social por ser desprovida de organização.

3.5.2. PÚBLICO: Ao grupar indivíduos que seguem os mesmos estímulos, também deve ser caracterizado como um agregado social. É espontâneo, não se firma sobre contatos físicos e se estrutura a partir da comunicação recebida entre pessoas através de algum meio de comunicação.

3.5.3. MASSA: É o agregado social formado por indivíduos que recebem(em geral passivamente) opiniões formadas veiculadas por meios de comunicação, como televisão e rádio.

3.6. COMUNIDADE E SOCIEDADE

3.6.1. COMUNIDADE: A comunidade é caracterizada pela pequenez, pela homogeneidade e pelas relações pessoais diretas(primárias). Uma antiga vila seria um bom exemplo de comunidade

3.6.2. SOCIEDADE: Para a sociologia, constitui-se em erro usar o termo comunidade quando queremos nos referir a uma associaçãohumana caracterizada pela amplitude e por relações formais(secundárias), O ideal, nesse caso, é que se utilize o termo "sociedade", que expressa o conjunto das relações sociais entre indivíduos, nem sempre tão próximos.

4. Oque é a sociologia? A sociologia é a ciência que estuda os fenômenos sociais com uma visão crítica, assim se transformando no estudo sistemático da organização das sociedades humanas.

5. Maquiavel(1469-1527): Ao observar que a Itália no passava de uma série de cidades-estado com o poder fragmentade em províncias, passou a defender a unificação da região com base nas tendências centralizadoras e absolutistas. Sua principal obra se chama "O Príncipe", que também é precursora da ciência política.

6. Thomas Hobbes(1588-1679): Reflete em suas obras o absolutismo político, influenciado pelos movimentos de ruptura que explodiram na Europa. Suas principais obras foram: Leviatã e Do cidadão.

7. Thomas Morus(1478-1535): Refletiu sobre as injustiças e as desigualdades sociais, bem como sobre os abusos absolutistas. Sua principal obra é "Utopia", na qual Morus imagina uma sociedade distante das rivalidades e desarmonias.

8. D'Alembert e Diderot: Juntos organizaram a "Enciclopédia" cuja intenção foi a de desejar apresentar de maneira ordenada e catalogada todo o conhecimento edificado pela humanidade ao longo dos séculos.

9. kant(1724-1804): Para Kant, todo conhecimento começa com a experiência, porém não é derivado de todo dela. Ele foi um dos maiores filósofos iluministas e um dos maiores nomes do pensamento crítico. Suas principais obras são: A crítica da razão pura, Crítica da razão prática e Crítica da faculdade de julgar.

10. Jhon Locke(1632-1704): Considerado o pai da teoria política liberal, Locke defende o desenvolvimento de um governo limitado, no qual o poder monárquico seria estabelecido e regido por um contrato entre governante e governados(constituição).

11. Voltaire(1964-1778): Mostrou-se um reformista moderado, defendendo a monarquia esclarecida, ou seja, um governo em que um monarca governasse guiado pelas ideias dos filósofos, porém sem participação popular. Voltaire também era um crítico da Igreja Católica. Suas principais obras foram: Dicionário filosófico, Cartas filosóficas e Tratados de metafísica.

12. Rousseau(1712-1778): Defendeu a ideia de que a liberdade humana só se daria a partir do estabelecimento de um acordo em que as distintas liberdades e os direitos individuais se somassem para a manutenção dos seres humanos como soberanos livres. Suas principais obras foram: "Emílio" e "Do contrato social".

13. Montesquieu(1689-1755): Defende a supremacia das leis e a separação do poder em 3 instâncias, o executivo, o legislativo e o judiciário), forma adotada até hoje nas atuais democracia. Montesquieu foi um grande crítico do absolutismo real. Entre suas principais obras está: O espírito das leis e A teoria política de Montesquieu.

13.1. u