Transtornos de Ansiedade

transtornos de ansiedade

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Transtornos de Ansiedade by Mind Map: Transtornos de Ansiedade

1. Transtorno de ansiedade social

1.1. Distúrbio mental em que as interações sociais causam uma ansiedade irracional

1.2. Se manifesta através do medo persistente de situações sociais ou de eventos nos quais o desempenho de um indivíduo possa ser julgado. De forma geral, é um distúrbio mental em que as interações sociais causam uma ansiedade irracional.

1.3. Os sintomas mais comuns são o isolamento social, palpitações, taquicardia, medo e suor

1.4. O tratamento geralmente é feito através de psicoterapia ou pelo uso de medicamentos ansiolíticos ou antidepressivos

2. Fobia simples

2.1. Distúrbio que causa medo persistente e irracional relacionado pela presença ou antecipação de que a pessoa possa ser exposto ao que teme. Em uma visão geral, é o medo excessivo de ser exposto a um estímulo específico, pode provocar ataques de pânico.

2.2. Os sintomas mais comuns são ansiedade, medo extremo, tensão, sudorese, formigamentos, sensação de desmaio e até náuseas.

2.3. O tratamento mais eficaz é a terapia cognitivo comportamental

3. Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)

3.1. Distúrbio caracterizado por pensamentos e medos irracionais que levam a comportamentos compulsivos.

3.2. Os sintomas mais comuns são: comportamento compulsivo, comportamento ritualístico, movimentos repetitivos, repetição persistente de palavras ou ações, apreensão, descontentamento geral, pensamentos acelerados e obsessões sexuais.

3.3. O tratamento geralmente é feito através de psicoterapia.

4. Transtorno de pânico (TP)

4.1. Seu principal sintoma é o ataque de pânico inesperado, que consiste em um período distinto de medo intenso acompanhado por sintomas somáticos

4.2. A região central do cérebro é responsável pela liberação da adrenalina- hormônio que faz com que o organismo se prepare diante de um perigo, seja para lutar, fugir etc. Neste transtorno esse alarme "central" dispara sem que haja um perigo real provocando a sensação de medo e mal-estar.

4.3. Os sintomas mais comuns são: taquicardia, falta de ar, tontura, náusea, formigamento, tremores, desmaio, pernas bambas, calafrios ou ondas de calor, etc.

4.4. O tratamento é feito através da combinação de medicamentos antidepressivos e ansiolíticos com psicoterapia.

5. A ansiedade pode ser classificada como um alerta, uma vigilância e uma preparação física que aumenta a possibilidade de sobrevivência em situações de risco. Entretanto, se a ansiedade persistir e perdurar além do risco real temos o surgimento de transtornos de ansiedade

6. Transtorno de estresse pós-traumático (TEPT)

6.1. Se manifesta em decorrência do portador ter sofrido experiências de situações traumáticas

6.2. Quando se recorda do fato, o portador revive o episódio como se estivesse ocorrendo no momento presente, sentindo a mesma sensação de dor ou sofrimento

6.3. Os sintomas geralmente são: Reexperiência traumática, isolamento social e hiperexcitabildade psíquica e psicomotora, tais como taquicardia, sudorese, tonturas, dor de cabeça, distúrbios no sono etc.

6.4. O tratamento geralmente é feito através de terapia cognitivocomportamental ou, quando necessários, pela a indicação de medicamentos ansiolíticos.

7. Transtorno de ansiedade generalizada (TAG)

7.1. Distúrbio caracterizado pela “preocupação excessiva ou expectativa apreensiva”. De forma geral, é caracterizado pela vigilância crônica e pela preocupação porém não são justificadas pelas circunstâncias

7.2. Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa, os mais comuns são: a fadiga, irritabilidade, inquietação, tensão muscular e dificuldades de concentração.

7.3. Seu tratamento inclui o uso de medicamentos antidepressivos ou ansiolíticos, além de terapia cognitivo comportamental.