VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA by Mind Map: VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA

1. 3-O não cumprimento destas normas pode impactar em sanções legais.

2. LABORATÓRIO- Quando as evidências epidemiológicas,laboratoriais e ambientais são suficientes para apoiar as hipóteses,torna-se desnecessário o seu teste formal,pois os fatos estabelecidos são suficientes caso ao contrário tem que ser empregados os estudos tipo caso-controle.

3. EXEMPLO:avaliação crítica dos dados gerados,através de verificação da qualidade do preenchimento dos instrumentos,busca de informações incompletas ou imprecisas,verificação de inconsistência e eliminação de duplicidade.

4. NOTIFICAÇÃO -indica os agentes responsáveis pela a notificação e as possíveis penalidades associadas ao não cumprimento desta incumbência,os profissionais da saúde no exercício da profissão da são obrigados a comunicar aos gestores do SUS a ocorrência de casos suspeitos ou confrades das doenças relacionadas.

4.1. 1-A responsabilidade dá notificação não é restrita aos médicos,mas a todos os profissionais da saúde.

4.1.1. 2-A notificação deve ser feita não apenas para casos confirmados,mas também para casos suspeitos.

4.2. LABORATÓRIOS-permitem a detecção de casos que não foram confirmados,mais frequentemente estes dados são utilizados para algumas doenças específicas e em situações especiais,como na vigência de um surto.

5. A informação para todos os setores e profissionais participantes nos diferentes níveis do sistema de vigilância epidemiológica é estratégica,pois leva ao aumento da adesão com repercussões na sua capacidade de gerar resposta em tempo oportuno,a divulgação de informações no âmbito da sociedade é essencial para estimular e garantir o controle social,desde Contatos pessoais ou por telefone,imprensa,boletins,publicações científicas e a internet.

6. INVESTIGAÇÃO-identificar maneiras de impedir a transmissão da doença.

6.1. 1-Identificar o agente etiológico responsável.

6.1.1. 2-Encontrar a fonte da infecção estudando a ocorrência da doença em relação à distribuição por pessoa,lugar e tempo,bem como a determinação das taxas de ataque específicas.

6.1.1.1. 3-Formular recomendações para impedir a transmissão da doença.

7. Processamento/Análise e Interpretação de Dados: Os dados são usados para gerar informações necessárias para o controle e prevenção de doenças .

7.1. Retroalimentação e Divulgação das Informações:leva ao aumento da da adesão,com repercussões na sua capacidade de gerar respostas em tempo oportuno,é essencial para estimular e garantir o controle social.

8. Avaliação: utilidade/oportunidade/aceitabilidade/simplicidade/flexibilidade/representatividade/sensibilidade e valor preditivo positivo.

9. Elayne Cristina de Moura Barros. /182101107

10. Recomendação/Implantação e Avaliação de Ações de Controle: impedir ou controlar a disseminação das doenças através de diferentes atividades como vacinas,comunicação em saúde.

11. É o processo sistemático e continuo de coleta,análise,interpretação e disseminação de informação com a finalidades prevenção e controle de problemas de saúde.

12. SUS/É através do sistema que podemos ter dados e controle de doenças nos municípios e estados.

13. -Identificar e descrever o comportamento epidemiológico de doenças. -Detectar epidemias e descrever seu processo de disseminação. -Avaliar a magnitude da morbidade e mortanilidade decorrentes de agravos à saúde. -Recomendar a adoção oportuna de medidas para prevenir ou controlar agravos à saúde. -Avaliar o impacto de medidas de intervenção. -Avaliar a adequação das estratégias utilizadas para aplicação de medidas de prevençao e controle.

13.1. ATIVIDADES Coleta,processamento,análise e interpretação de dados. Investigação epidemiológica. Recomendação,implementação e avaliação de ações de controle. Retroalimentação e divulgação de informações.

14. ATIVIDADES Coleta,processamento,análise e interpretação de dados. Investigação epidemiológica. Recomendação,implementação e avaliação de ações de controle. Retroalimentação e divulgação de informações.

15. DADOS Dados Demográficos - (Dados de Morbidades e Dados de Mortalidades) Dados Ambientais. Dados Socioeconômicos.