Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Espaço Agrário by Mind Map: Espaço Agrário

1. Secundário: Nas economias industrializadas, o setor é um forte gerador de riquezas, mas não é o que mais produz empregos.

2. Setor Secundário: compõem as atividades industriais, de geração de energia e de construção civil.

3. Não Familiar: praticado em propriedade de grande ou médio porte acima de 4 módulos fiscais, utiliza principalmente mão de obra assalariada. Integra- se ao agronegócio está voltado especialmente a produção de commodites para o mercado externo, sendo seu principal objetivo lucro ao proprietário.Conhecido também como Agricultura Comercial.

4. Participação dos setores na composição do PIB ( Produto Interno Bruto)

4.1. Primário: Expressivo nos países menos desenvolvidos, que apresenta uma economia muito diversificada e apoiada fundamentalmente em atividades agrárias. além disso, em quais países, o número de trabalhadores empregados nessas atividades tendem a ser maior do que nos países industrializados.

4.2. Terciário: É o setor que mais cresce na atualidade, em geração de renda e riqueza e em concentração de trabalhadores. Esse fenômeno está associado a diminuição da geração de empregos no setor primário e nas indústrias em virtude da crescente automação denominada terceirização da economia.

5. Setores da Economia: classificação que divide a economia em setores distintos.

5.1. Setor Primário: inclui a agropecuária silvicultura e extrativismo

5.1.1. Extrativismo: Atividade que coleta o produtos naturais cuja produção não foi intencionalmente aumentada para fins de exportação. Ocorrem predominantemente em espaços rurais, embora, em alguns casos, possam ocasionar processo de urbanização.

5.1.1.1. Mineral: Engloba as atividades referentes a mineração, que tratam da extração e do beneficiamento de minérios.

5.1.1.2. Vegetal: consiste na coleta de recursos vegetais não cultivados pelo ser humano, tais como madeira nativa, óleos, folhas, frutos e látex.Vegetal: consiste na coleta de recursos vegetais não cultivados pelo ser humano, tais como madeira nativa, óleos, folhas, frutos e látex.

5.1.1.3. Animal: reúne as atividades de caça e pesca.

5.1.2. Silvicultura: Caracteriza-se pelo manejo e extração de árvores de florestas plantadas, e não nativas. Está diretamente relacionada a obtenção de matérias-primas básicas para muitas indústrias, como madeireira e é de papel e celulose.

5.1.3. Pecuária: Criação e reprodução de animais para obtenção de produtos de subsistência ou comerciáveis no mercado, atendendo objetivos econômicos. Inclui a criação de gado, aves, coelhos, abelhas, etc.

5.1.3.1. Intensiva: Prioriza, especialmente no caso dos bovinos, a produção de leite e derivados. As propriedades que se dedicam a essa atividade tendem a ser menores. No caso da produção de aves, aplica-se um tipo de sistema fabril nos viveiros.

5.1.3.2. Extensiva: Prioriza, no caso dos bovinos, a criação de gado de corte para obtenção de carne e couro. Essa atividade ocupa um espaço maior de terras disponíveis do espaço rural. Atividade associada aos latifúndios. A pecuária extensiva também se aplica à produção de outros tipos de gado, como ovino, bubalino ou caprino.

5.1.4. Agricultura: trabalho produtivo realizado no campo ou meio rural, onde são cultivadas sementes e a terra visando, principalmente, a produção de alimentos.

5.1.4.1. Principais Sistemas

5.1.4.1.1. Plantation: sistema típico do mundo colonial, porém ainda existem muitos lugares. Principais características: monocultura, prática em latifúndios, produção para exportação e uso de mão de obra abundante e com pouca qualificação.

5.1.4.1.2. Intensivo: pouca utilização de mão de obra; fortes investimentos em mecanização e tecnologia; vínculos expressivos com a produção agroindustrial, associado ao conceito de agronegócio; uso de modernos sistemas de irrigação, adubos químicos e sementes geneticamente modificadas; e alta produtividade.

5.1.4.1.3. Extensivo: menor uso do solo, utilização de técnicas simples ou tradicionais; baixa mecanização; produção de subsistência e comercialização esporádica; mão de obra com pouca especialização; pequena produtividade; e vínculos tanto com os conceitos de agricultura camponesa quanto com os latifúndios que não se modernizaram.

5.1.4.2. Familiar: praticada em até 4 módulos fiscais, predomina a mão de obra familiar na produção e administração das terras. A agricultura prepondera na maioria das propriedades rurais do Brasil (quase 85%). Garante boa parte da segurança alimentar do país, como importante fornecedora de alimentos para o mercado interno. Conhecida também como Agricultura de Subsistência.

5.2. Setor Terciário: atividades relacionadas a prestação de serviços, mercados financeiros, bolsas de valores e administração pública.