TIPOS DE CONHECIMENTO:

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
TIPOS DE CONHECIMENTO: by Mind Map: TIPOS DE CONHECIMENTO:

1. CONHECIMENTO TEOLÓGICO: Conhecimento Teológico (também chamado de conhecimento religioso) é todo conhecimento baseado em doutrinas sagradas ou divinas. O conhecimento religioso é sustentado pela fé religiosa, ou seja, a crença de que todos os fenômenos acontecem pela vontade de entidades ou energias sobrenaturais. Por esse motivo, o conhecimento religioso apresenta explicações dogmáticas que não podem ser refutadas. Ao redor do mundo, o conhecimento religioso é organizado em diferentes religiões que possuem seus próprios conjuntos de crenças, rituais e códigos morais, a exemplo do cristianismo, islamismo, hinduísmo, judaísmo, etc.

2. A partir das relações que o ser humano estabelece com o meio, surgem diferentes tipos de conhecimento que o ajudam a compreender (ou tentar entender) os vários fenômenos que o rodeiam e são observados. Levando em consideração os vários contextos, o conhecimento pode ser classificado em cinco principais vertentes: conhecimento científico, conhecimento teológico, conhecimento empírico, conhecimento filosófico e conhecimento tácito.

3. CONHECIMENTO FILOSÓFICO: O conhecimento filosófico é um conhecimento que tem a interrogação como base. Esse conhecimento usa o questionamento e o pensamento como base, ele é um conhecimento do dia a dia, mas ao contrário do conhecimento vulgar ou empírico, o conhecimento filosófico se preocupa em questionar o relacionamento do indivíduo com o meio em que está inserido. Esse conhecimento é racional e não se baseia em experimentações, que é o caso do conhecimento científico. O conhecimento filosófico não se preocupa em verificar se as conclusões tiradas são válidas cientificamente. Esse conhecimento está em busca de conclusões sobre a vida, o universo ultrapassando o limite imposto pela ciência. O objeto de análise do conhecimento filosófico são as ideias, elas são raciocinadas e dessa maneira os filósofos buscam a verdade. A proposta do conhecimento filosófico é fornecer ideias e conteúdos que transformem a realidade. Esse conhecimento questiona o homem e as coisas da vida. É um conhecimento racional, sistemático, geral e crítico.

4. CONHECIMENTO EMPÍRICO: Também chamado de popular ou vulgar, conhecimento empírico é o conhecimento adquirido no cotidiano, através de conclusões baseadas em experiências vividas ou presenciadas. Esse tipo de conhecimento faz parte da tradição de uma sociedade, passando de geração em geração, não havendo aplicação de métodos ou reflexões, portanto, não necessitando de comprovação científica, mas nem por isso deve ser ignorado já que se constitui da base do conhecimento servindo de embasamento para o conhecimento científico.

5. CONHECIMENTO CIENTÍFICO: Considerado o soberano entre os conhecimentos, o Conhecimento científico é a informação e o saber, que são o resultado de estudos e busca constantes. De forma geral, ele nasceu da necessidade do ser humano em conhecer como as coisas funcionam, como os fatos ocorreram, como é composto um determinado objeto etc. Ou seja, é da natureza do homem se perguntar sobre tudo e não aceitar nada sem questionamentos. Logo, o reconhecimento de determinado fato como científico se baseia em observações e experimentações que dão veracidade ou falsidade a uma teoria.