ANTROPOLOGIA E SOCIOLOGIA

antropologia e sociologia

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
ANTROPOLOGIA E SOCIOLOGIA by Mind Map: ANTROPOLOGIA E SOCIOLOGIA

1. CLASSÍCOS DA SOCIOLOGIA

2. ÉMILE DURKHEIM (1858 – 1917) : Para ele a sociologia é o estudo dos fatos sociais, são os modos de pensar, agir e sentir de um grupo social. Nasce na sociedade mas com efeito nos indivíduos. Alguns exemplos de suas características próprias: Generalidade – é comum aos membros de um grupo. Exterioridade - existe independente da vontade o indivíduo. Coercitividade – os indivíduos sentem-se obrigados a seguir o comportamento estabelecido.

3. MAX WEBER (1864-1920): um conceito básico desenvolvido por Werber é o de AÇÃO SOCIAL. A ação social, para Max Weber, pode ser dividida em quatro ações fundamentais: ação social racional com relação a fins, ação social racional com relação a valores, ação social afetiva e ação social tradicional. E para ele há três tipos de dominação: RACIONAL-LEGAL - está baseada no respeito a uma regra ou norma vista como legítima. DOMINAÇÃO TRADICIONAL - respeito a uma ordem antiga, a uma tradição. DOMINAÇÃO CARISMÁTICA - o indivíduo admira ou obedece a um chefe ou líder que considera excepcional.

4. KARL MARX (1818-1889): Criou sua própria visão da sociedade e da Sociologia. Marx analisou o Capitalismo, a Sociedade industrial e a luta de Classes, emitindo opinião crítica a respeito destes em suas obras. capitalismo - Desigualdades e exploração. MAIS VALIA-exploração da mão de obra traduzida nas horas não pagas ao trabalhador. ALIENAÇÃO – Termo utilizado por Marx para descrever a falta de contato e o estranhamento que o trabalhador tinha com o produto que fabricava. LUTA DE CLASSES - Para Marx, na sociedade capitalista, os trabalhadores perderam o domínio de sua própria vida e passaram a depender do capitalista.

5. CULTURA - IDENTIDADE CULTURAL: É através da cultura que o ser humano aprende técnicas para dominar e controlar a natureza.

6. MULTICULTURALISMO: Existência de muitas culturas numa localidade, cidade ou país, sem que uma delas predomine. ACULTURAÇÃO: Se dá pelo contato de duas ou mais matrizes culturais diferentes.

7. ETNOCENTRISMO: Prática de julgar as outras culturas comparando-as com a nossa. O Etnocentrismo leva a deformações na formação da identidade cultural. CULTURA DE MASSA: É o produto da chamada Indústria Cultural, consistindo em todos os tipos de expressões culturais que são produzidos para atingir a maioria da população, com o objetivo essencialmente comercial, ou seja, de gerar produtos para o consumo.

8. RAÇAS x ETNIAS - Raças são populações mais ou menos isoladas, que diferem das outras populações da mesma espécie pela frequência de características hereditárias. Etnia é formada por um conjunto de características somáticas, linguísticas e culturais semelhantes.