Almeida Garrett

João Baptista da Silva Leitão de Almeida Garrett 4 de fevereiro de 1799 Porto , Reino de Portugal.

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Almeida Garrett by Mind Map: Almeida Garrett

1. Retrato de Vênus

1.1. Vénus, Vénus gentil! – Mais doce, e meigo Soa este nome, Ó Natureza augusta.

1.1.1. Amores, graças, revoai-lhe em torno, Cingi-lhe a zona, que enfeitiça os olhos; Que inflama os corações, que as almas rende.

1.2. Vem, ó Cipria formosa, oh! Vem do Olimpo, Vem com mago sorriso, com terno beijo, Fazer-me vate, endeusar-me a lira. (...)

2. O Romantismo em Portugal (Camões)

2.1. Em 1823, Almeida Garrett exila-se na Inglaterra devido sua participação na Revolução Liberal do Porto.

2.1.1. Em 1824, segue para a França, onde trabalha como correspondente comercial em Havre. Nesse período, influenciado por Shakespeare, começa a escrever poemas dentro do novo estilo romântico.

2.1.1.1. Em Paris, publica o poema “Camões” (1825), marco inicial do Romantismo português. O tema do poema é a vida do poeta Luís Vaz de Camões e a composição de seu poema épico Os Lusíadas.

2.1.1.2. A poesia romântica portuguesa apresentou dois momentos distintos, ao primeiro, pertencem Garrett, Alexandre Herculano e Castilho, poetas que tentaram introduzir os motivos medievais, históricos e místicos no domínio poético.

2.1.1.2.1. O segundo momento, que aparece em meados do século XIX, denomina-se poesia ultrarromântica, que tem como maiores representantes, Camilo Castelo Branco e Soares de Passos.

2.1.2. Em 1828 volta para a Inglaterra, devido o restabelecimento do regime absolutista por D. Miguel. Em 1832, regressa ao Porto, como combatente da causa liberal.

2.2. Regressa para Portugal e com a vitória da causa liberal é nomeado Ministro dos negócios estrangeiros.

3. Folhas Caídas

3.1. Folhas Caídas (1853) é a última das obras líricas de Garrett e a melhor de suas composições amorosas.

3.1.1. São poesias inspiradas na paixão tardia por Maria Rosa, esposa do Visconde da Luz.

3.2. Nelas, o autor retrata os aspectos verídicos do amor que partem dos desejos sensuais para concretizar-se através dos sentimentos, como na poesia “Quando Eu Sonhava”.

4. Vida Política

4.1. Almeida Garrett viveu intensa vida política, foi eleito deputado em 1845.

4.1.1. Em 1851 foi nomeado sucessivamente para a redação das instruções ao projeto de lei eleitoral e para a comissão de reforma da Academia de Ciências.

4.1.1.1. Nesse mesmo ano recebeu o Título de Visconde.

4.1.2. Almeida Garrett faleceu em Lisboa, Portugal, no dia 9 de dezembro de 1854.

4.2. Em 1852, foi eleito novamente deputado e por um curto período ocupou o cargo de Ministro dos Negócios Estrangeiros.

4.3. Teatro Romântico

4.3.1. Almeida Garrett é também o iniciador do teatro romântico português, despertando, através dele, o sentimento de patriotismo e o gosto pelos momentos marcantes da história nacional.

4.3.1.1. A partir de 1838, desenvolve uma campanha a favor da edificação do Teatro Nacional D. Maria II e a criação do Conservatório de Arte Dramática.

4.3.2. Entre suas obras na dramaturgia se destacam: “Um Auto de Gil Vicente” (sua primeira peça romântica, 1842), “O Alfageme de Santarém” (1842), “Frei Luís de Souza” (uma tragédia, obra prima da dramaturgia romântica portuguesa, 1844) e “D. Filipa de Vilhena” (1846).

5. Teve um importante papel como o iniciador do movimento romântico em Portugal com a publicação do poema “Camões”.

5.1. João Batista da Silva Leitão de Almeida Garrett nasceu na cidade do Porto, Portugal, no dia 04 de fevereiro de 1799.

6. Nascimento/local.

6.1. Acompanhou a família na mudança para os Açores, durante a invasão napoleônica.

6.1.1. Garrett passou a adolescência na ilha Terceira, onde fez seus primeiros estudos. Desde cedo manifestava inclinação pela literatura e pela política.

6.2. Almeida Garrett (1799-1854) foi um poeta, prosador e dramaturgo português.

7. Primeiros Poemas

7.1. Em 1816, Almeida Garrett retornou para o continente e ingressou no curso de Direito na Universidade de Coimbra.

7.1.1. Nesse mesmo ano escreve seus primeiros poemas com características do Arcadismo, devido à formação neoclássica por ele recebida, reunidos mais tarde com o nome de “Lírica de João Mínimo”.

7.2. Em 1821 concluiu a Licenciatura. Nesse mesmo ano, publicou o poema “Retrato de Vênus”. Seu conteúdo foi considerado uma ameaça à moral e, por isso, ele respondeu a um processo judicial.

8. Viagens na Minha Terra

8.1. Na prosa, Almeida Garrett eleva esse gênero literário através da narrativa de viagens, escrevendo prosas de ficção, entre elas:

8.1.1. “O Arco de Santana”, romance histórico (1845-1850), “Viagens na Minha Terra” (1843-1845).

8.1.1.1. Viagem na Minha Terra é uma obra-prima, mesclada de meditações filosóficas. Fundamentada em uma viagem que realizou a Santarém, em 1843.

8.1.2. Os episódios revelam os aspectos românticos através das concepções filosóficas e literárias, como verdadeiro registro da excursão realizada.

8.2. O autor relata, no estilo dissertativo, a narrativa do percurso, entremeado de comentários a respeito de tudo que observa.

9. Quando Eu Sonhava

9.1. Quando eu sonhava, era assim Que nos meus sonhos a via, E era assim que me fugia, Apenas eu despertava, Essa imagem fugidia, Que nunca pude alcançar.

9.1.1. Agora, que estou desperto, Agora a vejo fixar...

9.1.2. Prazer não sabia o que era, Mas dor, não na conhecia...

9.2. Para que? – Quando era vaga, Uma ideia, um pensamento, Um raio de estrela incerto No imenso firmamento, Uma quimera, um vão sonho, Eu sonhava – mas vivia: