ESCOLA
por Mayna Paula Hadabb

1. Democracia
1.1. A escola é democrática na medida em que ela não difunde os mesmos conteúdos para todos e leva em consideração a origem de classes dos alunos, oferecendo conteúdos mais simples para os alunos das classes populares.
2. Cidadania
2.1. A escola como instituição para o ensino pode ser um lócus excelente para a construção da cidadania, pois é o lugar institucional do projeto educacional. Sem negar o valor da educação informal em outros espaços, a escola é o lugar onde o processo de construção do conhecimento se dá de forma sistematizada.
3. Educação
3.1. A escola produz educação e a educação no âmbito escolar visa o desenvolvimento harmónico do homem nos seus aspectos intelectuais, moral e físicos e a sua inserção na sociedade.
4. Tempo
4.1. A escola Liga o passado com o futuro; Comunica a herança cultural das gerações precedentes à luz das exigências do mundo do amanhã.
5. Cultura
5.1. Escola e cultura participam de um mesmo polo, uma vez que a escola por ser uma instituição educacional, compreende em sua estrutura diversos grupos sociais,culturais, ideologias e formas de ser.
6. Instituição
6.1. Representa aInstituição que a humanidade criou para socializar o saber sistematizado.
7. Conhecimento
7.1. O conhecimento transmitido pela escola expressa também um duplo movimento:
7.1.1. RESUME UM LEGADO
7.1.2. ANTECIPA POSSIBILIDADES
8. Sociedade
8.1. Toda sociedade vive porque cada geração nela cuida da formação da geração seguinte e lhe transmite algo dos seus conhecimentos e da sua experiência, educando-a. Não há sociedade humana sem trabalho e sem educação.
9. Comunidade
9.1. A presença e atuação da escola numa comunidade é de grande valia uma vez que, a mesma influencia diretamente no bairro em que está inserida e a sociedade como um todo, principalmente no que tange a criança, a família, os problemas sociais e todas as adversidades que afligem a comunidade/bairro. Ações conjuntas favorece o desenvolvimento tanto da escola como também da comunidade em que está inserida.
10. FUNÇÃO SOCIAL
10.1. Função Reprodutora
10.1.1. Garantir a Reprodução Social como quesito de sobrevivência mesma da sociedade.
10.2. Função Compreensiva
10.2.1. Compreender as origens das influências, seus mecanismos, intenções e conseqüências, e oferecer para debate público e aberto as características e efeitos para o indivíduo e a sociedade desse tipo de processo de reprodução.
10.3. Função Compensatória
10.3.1. Atenuar, em parte, os efeitos da desigualdade e preparar cada indivíduo para lutar e se defender nas melhores condições possíveis, no cenário social.
10.4. Função Transformadora
10.4.1. Provocar e facilitar a reconstrução de conhecimentos, atitudes e formas de conduta que os alunos assimilam direta e acriticamente nas práticas sociais de sua vida anterior e paralela à escola.