Estratégia de Produção

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Estratégia de Produção by Mind Map: Estratégia de Produção

1. Conceitos básicos

1.1. Estabelecer objetivos amplos que direcionam uma empresa à sua meta global. Planejar o caminho (em termos gerais, não específicos) para se chegar a essas metas. Enfatizar os objetivos a longo e não a curto prazo. Lidar com o quadro amplo, em vez de enfatizar atividades isoladas. Manter-se afastado e acima da confusão e distrações das atividades do dia a dia.

2. Papel da função produção

2.1. Implementando a estratégia empresarial

2.1.1. O papel mais básico das operações é implementar a estratégia. ex: Se uma seguradora possui a estratégia de se mudar totalmente para um serviço online, sua função produção terá que supervisionar o projeto de todos os processos que permitam aos clientes acessar informações online, fazer cotações, solicitar informações complementares, conferir detalhes de crédito, encaminhar documentação e assim por diante. Sem uma implementação eficaz, mesmo a estratégia mais brilhante e original será considerada totalmente ineficaz.

2.2. Apoiando a estratégia empresarial

2.2.1. O apoio à estratégia vai além de simplesmente implementar a estratégia. Ex: Um fabricante de telefone celular deseja ser o primeiro no mercado com inovações de produto, de modo que suas operações precisam ser capazes de acompanhar a inovação constante. Deve desenvolver processos flexíveis o suficiente para fabricar componentes inovadores, organizar seus funcionários para entender as novas tecnologias, desenvolver relacionamentos com fornecedores que os ajudem a responder rapidamente com o fornecimento de novas peças e assim por diante.

2.3. Impulsionando a estratégia empresarial

2.3.1. O terceiro e mais difícil papel das operações é impulsionar a estratégia para obter vantagem exclusiva a longo prazo. Ex: Uma empresa especializada em serviço de alimentação fornece a restaurantes peixe congelado e frutos do mar. No decorrer dos anos, construiu fortes relacionamentos com clientes (chefs), bem como com fornecedores ao redor do mundo (empresas de pesca e criatórios de peixe). Além disso, possui pequena fábrica própria que desenvolve e produz um fluxo contínuo de novos e excelentes produtos. De fato, todo o sucesso da empresa está baseado largamente nas capacidades de suas operações exclusivas. A operação impulsiona a estratégia da empresa.

3. Objetivos de Desempenho da Produção

3.1. Estágio de introdução Quando um serviço ou produto é lançado no mercado, provavelmente, estará oferecendo algo novo em termos de projeto ou de desempenho, com poucos concorrentes oferecendo o mesmo produto ou serviço. É improvável que necessidades dos clientes sejam bem entendidas, de modo que a administração da produção da empresa precisa desenvolver flexibilidade para lidar com eventuais mudanças e ser capaz de oferecer qualidade para manter o desempenho do produto/serviço.

3.2. Estágio de crescimento À medida que o volume cresce, os concorrentes podem começar a entrar no mercado crescente. Acompanhar a demanda pode ser a principal preocupação da produção. Resposta rápida e confiável à demanda ajudará a manter os níveis de demanda intensos, enquanto os níveis de qualidade deverão garantir que a empresa mantenha sua participação no mercado à medida que a concorrência comece a aumentar.

3.3. Estágio de maturidade A demanda fica estabilizada. Alguns concorrentes iniciais terão deixado o mercado, e o setor, provavelmente, terá sido dominado por poucas empresas maiores. Espera-se que a produção reduza seus custos, seja para manter os lucros ou para permitir a redução de preços, ou ambos. Isso significa que as questões de custo e produtividade, juntamente com o suprimento confiável, serão talvez as principais preocupações da operação.

3.4. Estágio de declínio Com o tempo, as vendas diminuirão e os concorrentes, provavelmente, começarão a retirar-se do mercado. Pode haver um mercado residual, mas, a menos que haja escassez de capacidade, o mercado continuará a ser dominado pela competição nos preços. Os objetivos de produção continuarão sendo dominados pelo custo.

4. Perspectivas da estratégia de produção

4.1. Perspectiva "de cima para baixo" (Top-down - O que a empresa deseja as operações façam

4.2. Perspectiva dos recursos de produção - O que os recursos de produção podem fazer

4.3. Perspectiva ' de baixo para cima" (bottom-up) - O que a experiência diária sugere que as operações deveria fazer

4.4. Perspectiva dos requisitos do mercado - O que a posição de mercado requer que as operações façam.