Regiões Geoeconômicas: Norte e o Sul

mapa sobre as regiões geoeconômicas

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Regiões Geoeconômicas: Norte e o Sul by Mind Map: Regiões Geoeconômicas:  Norte e o Sul

1. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida comparativa usada para classificar os países pelo seu grau de "desenvolvimento humano" e para ajudar a classificar os países como desenvolvidos (desenvolvimento humano muito alto), em desenvolvimento (desenvolvimento humano médio e alto) e subdesenvolvidos (desenvolvimento humano baixo). A estatística é composta a partir de dados de expectativa de vida ao nascer, educação e PIB (PPC) per capita (como um indicador do padrão de vida) recolhidos em nível nacional. Cada ano, os países membros da ONU são classificados de acordo com essas medidas. O IDH também é usado por organizações locais ou empresas para medir o desenvolvimento de entidades subnacionais como estados, cidades, aldeias, etc.

2. COMO MEDIR O DESENVOLVIMENTO: A maneira mais comum de medir o desenvolvimento de um país é pelo crescimento do PIB, sigla que significa Produto Interno Bruto. O PIB representa a soma, em valores monetários, de todos os bens e serviços finais produzidos pelo país durante um determinado período.

3. EXPECTATIVA DE VIDA: A expectativa de vida é a estimativa do número médio de anos que se espera que um grupo de indivíduos viva. Essas condições são expressas por taxas de mortalidade, condições de atendimento médico-hospitalar, campanhas de vacinação, qualidade de água consumida, da educação,índices de criminalidade, poluição e etc.

4. INDICADORES ECONÔMICOS: O PIB são os principais indicadores utilizados para medir o desenvolvimento econômico, ele é o valor de todos os bens e serviços produzidos no país durante um período , e a renda média por população = PIB per capita, maneira de levar em conta de vida em um país. O crescimento ou expansão econômica de um país é outro fator importante para medir seu desenvolvimento.

5. PAÍSES RICOS E PAÍSES POBRES: No Norte geoeconômico localiza-se os países considerados ricos, logo no Sul os considerados pobres. Existe uma linha imaginária sinuosa que separa os Estados Unidos do México (país que se encontra no hemisfério Norte porem no Sul geoeconômico), a Europa da África e, no extremo leste, faz uma curva para incluir dois países do hemisfério sul(Austrália e Nova Zelândia) no Norte geoeconômico. Essa linha imaginária que divide o Norte e o Sul geoeconômicos é chamada de limite Brandt.

6. DISTRIBUIÇÃO DE RIQUEZA: É o modo como se processa a repartição da riqueza e dos bens socialmente produzidos, entre os habitantes e entre os diferentes estratos da população de um país ou região.

7. EDUCAÇÃO: Em uma população é comum haver indivíduos analfabetos, outros que concluíram o ensino fundamental, médio e superior ou fizeram até mesmo pós graduação. Há uma relação direta entre educação e desenvolvimento, países mais desenvolvidos são os que tem populações mais escolarizadas. Os países que tem menores graus de desenvolvimento apresentam sistemas escolares mais precários. A escolaridade influencia em muitos aspectos da vida cotidiana.