Get Started. It's Free
or sign up with your email address
CARTOGRAFIA by Mind Map: CARTOGRAFIA

1. Mapas: Trata-se de uma representação gráfica e métrica de uma porção de território sobre uma superfície bidimensional, geralmente plana, embora também possa ser esférica como é o caso dos globos terrestres. Croqui: é um esboço cartográfico de uma determinada área ou, em outras palavras, um mapa produzido sem escala e sem os procedimentos padrões na sua elaboração, servindo apenas para a obtenção de informações gerais de uma área. Cartas: Carta topográfica é a representação, em escala, sobre um plano dos acidentes naturais e artificiais da superfície terrestre de forma mensurável, mostrando suas posições planimétricas e altimétricas.

2. Os elementos que compõem um mapa fundamentais para a sua leitura são: título, escala, legenda, orientação e projeção cartográfica.

3. Mapa Qualitativo: Um mapa qualitativo é aquele que exibe determinada variável no mapa por meio de cores, sem que esta possua algum tipo de ordem. O mapa quantitativo é aquele que oferece valores numéricos e responde a pergunta "quanto?", tendo função de esclarecer e fornecer dados, e não explicar fenômenos. Ordenados: é um mapa onde tem as ordenadas e abcissas que formam os quadrantes para orientação os mapas ordenados são indicados quando categorias dos fenômenos se inscrevem numa sequência unica e universalmente admitida por eixos verticais e horizontais (ordenados e abscissos).

4. GPS

4.1. GPS é a sigla para Global Positioning System, que em português significa “Sistema de Posicionamento Global”, e consiste numa tecnologia de localização por satélite. Originalmente, o GPS foi criado em 1973 para facilitar os sistemas de navegação.

5. Avanços tecnológicos

5.1. GPS, Bússola, Satélites, Software de SIG, e por aí vai, não constituem a Geografia. Esses itens são tecnologias que permitem capturar processos ou demonstrar fenômenos que precisam ser conectados a outros contextos temporo-espaciais.

6. Escala

6.1. A escala cartográfica é um importante elemento presente nos mapas, sendo utilizada para representar a relação de proporção entre a área real e a sua representação.

7. Elementos de um mapa

8. Primeiros mapas

8.1. Os primeiros mapas foram: o Mapa de Ga-Sur, o mapa-múndi de Cláudio Ptolomeu, mapa T-O e o mapa-múndi de Mercator

9. Mapas. Croqui. Cartas

10. Projeções cartográficas

10.1. Projeções cartográficas são sistemas de coordenadas geográficas, constituídos por meridianos (semicírculo imaginário traçado de um polo da Terra a outro) paralelos (linhas imaginárias paralelas à Linha do Equador), sobre os quais pode ser representada a superfície esférica da Terra.

11. Mapas Qualitativos, Quantitativos e Ordenados.

12. Cartografia Social

12.1. Cartografia social é o ramo da Cartografia que elabora mapas sociais, que expressam a realidade de populações específicas. Os mapas são criados com a participação dessas comunidades e usados como instrumento de defesa de seus direitos.

13. Sensoriamento Remoto

13.1. Sensoriamento remoto ou deteção remota é o conjunto de técnicas que possibilita a obtenção de informações sobre alvos na superfície terrestre (objetos, áreas, fenômenos), através do registro da interação da radiação eletromagnética com a superfície, realizado por sensores distantes, ou remotos.