Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Placenta by Mind Map: Placenta

1. Algumas alterações que podem afetar a placenta são:

2. Placenta prévia:A placenta prévia, também chamada de placenta baixa, acontece quando a placenta desenvolve-se parcial ou totalmente na região inferior do útero, podendo impedir o parto normal.

3. A placenta é um órgão formado durante a gestação, que tem como papel principal promover a comunicação entre a mãe e o feto e, assim, garantir as condições ideais para o desenvolvimento do feto

4. Funções da placenta são: *Fornecer nutrientes e oxigênio para o bebê; *Estimular a produção de hormônios essenciais para a gestação; *Fornecer proteção imunológica ao bebê; *Proteger o bebê contra impactos na barriga da mãe; *Eliminar resíduos produzidos pelo bebê, como a urina.

5. A formação da placenta, assim que ocorre a implantação no útero, é formada por células tanto do útero quanto do bebê.

6. O crescimento da placenta é rápido e já no terceiro trimestre de gravidez, é maior que o bebê.

7. Placenta calcificada ou envelhecida É um processo normal e está relacionado com o grau de desenvolvimento da placenta. Essa alteração só é um problema se a placenta for classificada de grau III antes das 34 semanas, pois pode causar diminuição do ritmo de crescimento do feto.

8. Infarto da placenta ou trombose placentária O infarto da placenta acontece quando há entupimento de algum vaso sanguíneo da placenta, o que caracteriza uma trombose e resulta na diminuição da quantidade de sangue que vai para o bebê.

8.1. Rotura uterina É o rompimento da musculatura uterina durante a gravidez ou o parto, podendo causar parto prematuro e morte materna ou fetal. A rotura uterina é uma complicação rara, tratada com cirurgia durante o parto, e seus sintomas são dor intensa, sangramento vaginal e diminuição dos batimentos cardíacos do feto.

9. Descolamento da placenta O descolamento da placenta corresponde a uma situação em que a placenta é separada da parede do útero, havendo sangramento vaginal e cólica abdominal muito forte.

9.1. O descolamento da placenta pode acontecer com maior frequência a partir da 20ª semana de gestação e pode resultar no parto prematuro.

10. Placenta acreta A placenta acreta é uma situação em que a placenta possui uma fixação anormal ao útero, resistindo para sair na hora do parto.