Projeções Cartográficas

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Projeções Cartográficas by Mind Map: Projeções Cartográficas

1. Projeção Cilíndrica

1.1. As projeções cilíndricas são aquelas elaboradas como se alguém colocasse o globo dentro de uma esfera e, ao desenrolar esse cilindro, conseguíssemos representar a superfície da Terra

1.1.1. As projeções cartográficas mais famosas e utilizadas são as cilíndricas. Dentre elas, algumas merecem destaque especial em razão de suas importâncias e características.

2. Projeção de Mercator

2.1. Nessa projeção, muito utilizada nos dias atuais, há uma preocupação em se manter as formas dos continentes, no entanto, as suas áreas são alteradas. Trata-se, portanto, de uma projeção conformal. Repare que, por exemplo, a Groelândia está maior que o Brasil, sendo que, na verdade, ela é bem menor do que ele.

3. Projeção de Peters

3.1. Ao contrário da anteriormente citada, essa projeção sacrifica as formas em benefício da conservação da proporção das áreas. É, portanto, um tipo de projeção equivalente. Os meridianos e os paralelos também são linhas retas.

4. Projeção de Robinson

4.1. Essa é a mais utilizada atualmente para representar o mapa-múndi. Ela altera tanto as formas quanto as áreas dos continentes, entretanto, nem as áreas e nem as formas são tão distorcidas quanto nas duas projeções anteriores, ficando em uma espécie de “meio-termo”. Nela, os paralelos são retos, mas os meridianos são curvados, como se acompanhassem a esfera terrestre.