Educação Inclusiva e Transformação Social

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Educação Inclusiva e Transformação Social by Mind Map: Educação Inclusiva e Transformação Social

1. Inacessibilidades

1.1. em pleno século 21 deficientes ainda precisa ser amparado pela lei de costas para garantir a igualdade de condições . hoje ainda há muitos lugares públicos e empresa que são inacessíveis, não acolhe as necessidades de pessoas com a habilidade reduzida ou até Barreiras tecnológicas E muitas vezes deficientes audiovisuais que se comunicam por libras não são contratados por dificuldade de comunicação com outras pessoas q em sua maioria não sabem libras.

2. Auditivo unilateral-Com a aprovação do PLC 23/2016, a pessoa com deficiência auditiva unilateral poderá ter direito à reserva de vagas em concursos públicos e à Lei de Cotas (8.213/1991), que determina a contratação de percentuais variados de pessoas com deficiência por empresas, proporcionalmente ao número de empregados.

3. Auditiva-O deficiente auditivo que recebe até um salário mínimo tem direito ao passe livre, que representa a gratuidade no uso de transportes públicos, como ônibus, metrô e trem. O transporte coletivo interestadual gratuito é garantido pela lei nº 8.899.

4. Fisicos-Todos aqueles que possuem algum tipo de deficiência física limitadora da capacidade de dirigir um veículo comum sem prejuízo à sua saúde ou sem risco à coletividade têm direito à isenção do ICMS. A condição de deficiente físico deverá ser atestada por uma junta médica do Departamento de Trânsito - DETRAN.

5. VISUAIS- a) Aposentadoria Antecipada e vagas em concursos públicos; b) Isenção de IR – Imposto de Renda; c) Isenção de IOF, IPI, IPVA e ICMS na compra de carro novo.

6. Educação inclusiva, portanto, significa educar todas as crianças em um mesmo contexto escolar. A opção por este tipo de Educação não significa negar as dificuldades dos estudantes. Pelo contrário. Com a inclusão, as diferenças não são vistas como problemas, mas como diversidade.

6.1. A finalidade da Educação Inclusiva se configura na diversidade inerente à espécie humana, buscando perceber e atender as necessidades educativas especiais de todos os sujeitos-alunos, em salas de aulas comuns, em um sistema regular de ensino, de forma a promover a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal de todos.

7. Um grande desafio encontrado pela educação inclusiva é a resistência à inclusão por parte de educadores e pais de alunos sem deficiências. Muitos educadores não se sentem preparados; muitos pais acreditam que a educação perderá qualidade.

7.1. O que fazer para melhorar a educação inclusiva:Conheça o Estatuto da Pessoa com Deficiência e leis correlatas;Conheça o aluno integralmente; Invista na qualificação profissional;Fomente um ambiente de cooperação e livre de preconceitos; Utilize recursos multifuncionais e tecnologia; Realize adequações nas instalações.

8. Quais são os direitos dos deficientes?

9. A inclusão

9.1. É necessário que essas limitações nas empresa acabem e desmistificar esses preconceitos , apontando soluções para cada caso.

9.1.1. A inclusão só se efetiva realmente quando há o questionamento, a abertura para considerar opções diferentes e se dar conta e acabar com o próprio preconceito, para as atitudes que limitam a interação com pessoas que possuem características diferentes possibilitando dessa forma cada vez mais a inclusão e igualdade no meio social e de oportunidades de trabalho, acessibilidade e comunicação tornando libras um dos requisitos importantes em um currículo e até sendo ensinado na escola, tornando as ambientes mais acessíveis