Get Started. It's Free
or sign up with your email address
FSH by Mind Map: FSH

1. Os valores de referência do exame FSH variam de acordo com a idade e gênero da pessoa e, no caso das mulheres, com a fase do ciclo menstrual, podendo também ser útil para confirmar a menopausa.

2. Para que serve o exame FSH

3. Os valores de FSH variam de acordo com a idade e gênero. Nos bebês e nas crianças o FSH não é detectável ou é detectável em pequenas concentrações, sendo normal o início da sua produção na puberdade.

3.1. Os valores de referência do FSH podem variar de acordo com o laboratório, e por isso deve-se observar os valores que cada laboratório usa como referência. Entretanto, aqui está um exemplo: Crianças: até 2,5 mUI/ml Homem adulto: 1,4 - 13,8 mUI/mL Mulher adulta: Na fase folicular: 3,4 - 21,6 mUI/mL Na fase ovulatória: 5,0 - 20,8 mUI/ml Na fase lútea: 1,1 - 14,0 mUI/ml Menopausa: 23,0 - 150,5 mUI/ml

4. Possíveis alterações do FSH De acordo com o resultado do exame o médico indicar o que está causando o aumento ou a diminuição desse hormônio, levando em consideração a idade, e se é homem ou mulher, mas as causas mais comuns deste tipo de alteração são:

5. No Homem: Perda da função dos testículos, castração, aumento da testosterona, síndrome de Klinefelter, uso de medicamentos com testosterona, quimioterapia, alcoolismo.

6. Esse exame normalmente é pedido para avaliar se o casal tem sua fertilidade preservada, caso estejam com dificuldades para engravidar, mas também pode ser pedido pelo ginecologista ou endocrinologista para avaliar:

6.1. As causas da falta da menstruação ou menstruação irregular; A puberdade precoce ou atrasada; A impotência sexual nos homens; Se a mulher já entrou na menopausa; Se os testículos ou ovários estão funcionando corretamente; A baixa contagem de espermatozoides nos homens; Se a mulher está produzindo óvulos de forma adequada; A função da glândula pituitária e a presença de tumor, por exemplo.

7. O FSH, conhecido por hormônio folículo-estimulante, é produzido pela hipófise e tem como função regular a produção de espermatozoides e a maturação dos óvulos durante a idade fértil.

7.1. Dessa forma, o FSH é um hormônio ligado à fertilidade e a sua concentração no sangue ajuda a identificar se os testículos e os ovários estão funcionando corretamente.

8. FSH Alto

9. Na Mulher: Perda da função ovariana antes dos 40 anos, pós-menopausa, síndrome de Klinefelter, uso de medicamentos com progesterona, estrogênio.

10. FSH Baixo

11. No homem: Pouca produção de espermatozoides, diminuição da função da hipófise ou do hipotálamo, estresse ou baixo peso.

12. Na mulher: Os ovários não estão produzindo óvulos de forma adequada, gravidez, anorexia nervosa, uso de corticosteroides ou da pílula anticoncepcional.