Assessoria, consultoria, auditoria e supervisão técnica

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Assessoria, consultoria, auditoria e supervisão técnica by Mind Map: Assessoria, consultoria,  auditoria e supervisão  técnica

1. Hoadja

1.1. ELEMENTOS BÁSICOS

1.1.1. A recorrência ao tema assessoria / consultoria no Serviço Social não é tão recente. Identificamos a remissão a esta, em textos de circulação restrita, em descrição dos anos de 1970. A Década de 90 representa um crescimento da discussão a respeito da A / C devido a questões internas e externas a profissão; A despeito da discussão crescente e debate acerca dessa temática, não se pode concluir como verídica a informação de que este tema é objetivo de profundas pesquisas no campo profissional.

1.2. ASSESSORIA E CONSULTORIA

1.2.1. Assessoria é uma atividade mais complexa, exige maior aprofundamento de temas tratado e uma atuação maior do assessor. Consultoria é uma atividade pontual, dizendo respeito uma opinião técnica fundamentada do consultor.

2. Cidinha

2.1. Assessoria e consultoria na área do Serviço Social

2.1.1. 1. Definimos

2.1.1.1. Assessoria e consultoria como aquela ação que é desenvolvida por um profissional com conhecimento na área, que toma a realidade como objeto de estudo e detém uma intenção de alteração da realidade.

2.1.2. 2. Diferença entre consultoria e assessoria.

2.1.2.1. A distinção entre assessoria e consultoria é mínima. Consultoria vem da palavra consultar, que significa pedir opinião. Assessoria remete a ideia de assistir.

2.1.3. 3. As possibilidades de atuação.

2.1.3.1. Profissional na área da assessoria Os Assistentes Sociais podem ser excelentes assessores, desde que garantam a sua capacitação profissional continuada. A formação profissional e a experiência Possibilitam, especialmente, um domínio sobre as políticas sociais e de práticas educativas com a população.

2.1.4. 4. Estratégias para o trabalho de assessoria / consultoria.

2.1.4.1. Em geral, uma assessoria quando é solicitada é porque o profissional, a equipe ou movimento social identifica a necessidade de alguma mudança.

3. Annanilia

3.1. Assessoria, Consultória, auditoria e supervisão técnica

3.1.1. Definição

3.1.1.1. 1.Ação desenvolvida por um determinado profissional 2. Conhecimento na área fornecida. 3. Detém uma intenção de alteração da realidade

3.1.2. Em Serviço Social

3.1.2.1. 1. Busca de práticas para romper com as ações tradicionais. 2. Novas possibilidades de intervenção.

3.1.3. Contexto histórico em Serviço Social

3.1.3.1. 1. Primeiros passos a partir dos anos 70. 2. Busca de novas perspectivas.

3.1.4. Definição da temática em Serviço Social

3.1.4.1. 1. Não se tem uma definição exata da temática na profissão, essa definição ainda vem sendo construída.

4. Carlos César

4.1. As possibilidades de atuação profissional na área da assessoria

4.1.1. Os Assistente Sociais.

4.1.1.1. Os assistentes sociais podem ser excelentes assessores, desde que garantam a sua capacitação profissional continuada, esta, aliás, uma necessidade intrínseca para atuação competente em qualquer área de trabalho.

4.1.2. A Competência do Profissional.

4.1.2.1. A competência desse profissional: Art. 4o Constituinte competência do Assistente Social: VIII - prestar assessoria e consultoria a órgãos da administração pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades, em relação às questões relacionadas no inciso II deste artigo; IX - prestar assessoria e apoio aos movimentos sociais em matéria relacionada às políticas sociais, no exercício e à defesa dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade; ”" Arte. 5o Constituem atribuições privativas do Assistente Social: III - assessoria e consultoria a órgãos de administração pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades, em matéria de Serviço Social.

4.1.3. As duas frentes de assessoria / consultoria.

4.1.3.1. 1. Uma que os profissionais de Serviço Social desenvolvendo mais, que é a assessoria à gestão das políticas sociais. 2. uma assessoria a política dos usuários.

5. Fran

5.1. Estratégias para o trabalho de assessoria / consultoria

5.1.1. Estratégia.

5.1.1.1. Tais estratégias são generalizantes, pois não pretendem ser um rígido roteiro do que e como fazer. Ao contrário, pois a assessoria / consultoria só pode ser desenvolvida a partir de uma acurada leitura, pois possui particularidades.

5.1.2. Em geral, uma assessoria quando é solicitada é porque o profissional, a equipe ou movimento social identifica a necessidade de mudança. Por isso Vieira (1981), na concepção tradicional, trata da importância da assessoria na mudança de hábitos e depois de congelamento das ações julgadas corretas para aquelas equipes que se assessora. Assim, o assessor propõe uma solução, por meio da correção de problemas. Contudo, a assessoria pode ser entendida como um processo que gera mudança, mas a partir de uma relação em que assessores e assessorados possuem distintas contribuições a serem dadas.