Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Ácidos e Bases by Mind Map: Ácidos e Bases

1. Uma das características da função ácido é a presença, nas substâncias classificadas nessa função, do elemento químico hidrogênio ligado a ametais. Um exemplo de ácido é o ácido clorídrico (HCl), que está presente em nosso estômago, auxiliando na digestão.

2. Funções Inorgânicas

3. Existem quatro funções inorgânicas: ácidos, bases, sais e óxidos. Cada função dessas é composta por substâncias que apresentam propriedades químicas semelhantes, isto é, que possuem o mesmo comportamento diante de determinados compostos químicos. Isso ocorre em virtude das semelhanças em suas fórmulas químicas (na sua composição).

4. Função ácido

5. Existem ácidos que possuem mais de dois elementos químicos em sua composição e destacam-se pela presença do elemento oxigênio. São exemplos o ácido nítrico (HNO3) e o ácido sulfúrico (H2SO4).

6. Os elementos químicos que participam da composição dos ácidos tendem a ganhar elétrons, por isso eles são compostos formados por ligações covalentes, ou seja, não são substâncias iônicas, mas, sim, moleculares.

7. Função base ou hidróxido

8. A função base é caracterizada por substâncias que apresentam o grupo hidroxila (OH)-1 ligado a metais. Devido a presença desse grupo, essas substâncias são também chamadas de hidróxidos. Um exemplo dessa função é a cal hidratada, utilizada em pinturas de paredes, cuja fórmula é Ca(OH)2.

9. As bases são formadas pela ligação iônica do ânion hidroxila (OH)- com um metal; são, portanto, compostos iônicos.

10. Propriedades das bases

11. Existe, no entanto, um exceção, que é o hidróxido de amônio (NH4OH), uma base que não possui um metal em sua fórmula, apesar de ser um composto iônico.

12. As bases são muito comuns em nosso cotidiano. Só para citar alguns exemplos, temos: Frutas adstringentes (que “amarram a boca”), tais como bananas, caquis verdes e caju; Leite de magnésia, usado como antiácido estomacal (contém hidróxido de magnésio – Mg(OH)2); Água de cal, usada em caiação de paredes e árvores (contém hidróxido de cálcio – Ca(OH)2); Solução de amoníaco, presente em muitos produtos de limpeza e também em produtos para uso farmacêutico e estético (contém hidróxido de amônio – NH4OH); Soda cáustica (contém hidróxido de sódio – NaOH). Exemplos de bases no cotidiano Exemplos de bases no cotidiano As bases são também chamadas de álcalis porque essa palavra deriva do termo árabe al kali que significa “cinzas”, isso porque na época as substâncias alcalinas eram extraídas da queima das plantas. Visto que algumas bases, como a soda cáustica, são perigosas, tóxicas e corrosivas, o gosto não é um modo confiável e seguro de testar se determinado composto é básico (ou alcalino). Assim, por meio da sua teoria de dissociação iônica, o químico sueco Svante Arrhenius determinou o que faz um composto pertencer à função inorgânica das bases: “Bases são compostos capazes de se dissociar na água, liberando íons, dos quais o único ânion é o hidróxido, OH-.”