Sistema Único de Saúde

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Sistema Único de Saúde by Mind Map: Sistema Único de Saúde

1. Citar os. 5 princípios principais do SUS.

1.1. Universalidade

1.2. Integração

1.3. Equidade

1.4. Regionalização

1.5. Hierarquização

2. Organização do SUS

2.1. Descentralização dos poderes: redistribuição de poder e da responsabilidade das ações e dos serviços de saúde entre os níveis federais, estatuais e municipais baseando-se na ideia de ser mais resolutivo diante dos problemas apresentados.

2.2. Regionalização: processo de articulação entre os serviços que já existem, visando a O comando unificado dos mesmo.

2.3. Participação popular: os cidadãos devem participar ativamente do sistema. Com a criação dos conselhos e as conferências de saúde, que visam formular estratégias, controlar e avaliar a execução da política de saúde

2.3.1. Novo Tópico

2.4. Resolutividade: a capacidade do serviço requisitado pelo indivíduo resolver as necessidades baseando-se o nível de sua competência e na execução correta da assistência necessária

2.5. Hierarquização: processo de articulação entre os serviços que já existem, visando o comando os serviços devem ser organizados em níveis crescentes de complexidade. Assim, deve-se proceder à divisão de níveis de atenção e garantir formas de acesso a serviços que façam parte da complexidade requerida pelo caso, nos limites dos recursos disponíveis numa dada região

3. Descrever os níveis de atenção e atuação.

3.1. Os serviços devem ser organizados em níveis crescentes de complexidade.

3.2. Atenção primária: é constituída pelas unidades básicas de saúde ou posto de saúde é a porta de entrada ao SUS, onde são marcados consultas, exames e realizar os procedimentos menos complexo, como vacinação e curativo.

3.3. Atenção secundária: formadas pelos serviços em nível ambulatório e hospitalar, compondo procedimentos de média complexidade é composta por unidades de pronto atendimento (UPA)

3.4. Atenção terciária: os grandes hospitais correspondem ao nível terciário, com conjuntos de terapias e procedimentos de elevada espacialização, que envolvem complexidade e alta tecnologia

4. Impactos do SUS na saúde do Brasil

4.1. Antes a saúde pública ficava a cargo do instituto nacional de assistência médica da previdência social (Inamps) era poucas pessoas que tinha o direito à saúde.

4.1.1. A população majoritária que não possuía carteira assinada, contaria com a ajudar de hospitais filantrópicos ou simplesmente ficavam desatendidas.

4.1.1.1. Importante lembrar que a saúde na época colonial era relacionada à status social e financeiro das pessoas

4.1.1.2. E durante o império o acesso à sua contínuo sendo exclusividade dás elites

4.2. Com o surgimento do SUS hoje 200 milhões de brasileiros têm o direito de ser atendido gratuitamente em qualquer hospital ou posto de saúde do país.

4.2.1. A saúde coletiva foi um elemento quase ausente durante boa parte da história nacional.

4.3. A eficiência dos serviços de saúde também dependem do saneamento básico. Desde antigamente, nos textos de Hipócrates sobre Ares, águas e lugares do século V a.c a uma relação entre o ambiente e a qualidade de vida do indivíduo.

4.3.1. O SUS formados por seus princípios tem um papel fundamental pra construção desse pilar

5. Classificar os tipos de unidades de saúde

5.1. Os programas e ações do SUS: Farmácia popular, SAMU192, UPA 24h, SOS emergência, política nacional de humanização e Brasil sorridente ( saúde bocal).

5.1.1. Os hospitais gerais, policlínica, unidade mista, pronto socorro geral ,unidade móvel fluvial e as unidades básicas de saúde ( UBS)

5.1.2. Os tipos de UBS SÃOquatro portes: UBS I abriga, no mínimo, uma equipe de Saúde da Família. UBS II abriga, no mínimo, duas equipes de Saúde da Família. UBS III abriga, no mínimo, três equipes de Saúde da Família. UBS IV abriga, no mínimo, quatro equipes de Saúde da Família.

6. Discutir os desafios apresentado pelo SUS.

6.1. Problemas estruturais: no plano organização macroeconômica, a fragmentação do sistema e seu modelo de gestão e no plano econômico.

6.1.1. O sistema de saúde universal são considerados os que melhor responde às necessidades a população. Entretanto, o subfinanciamento desafia sua consolidação.

6.1.1.1. Com o país heterogêneo apresenta desafios relacionados com a organização e fragmentação das políticas, o insuficiente fincamento as complexas relações entre as esferas públicas e o mercado,. as fragilidades nos processos regulatórios e as desigualdades e, saúde que permanecem e marcam a sociedade brasileira.

6.2. Analisar a garantia do direito social que deve ser assegurado pelo estado.

6.2.1. Bem estar social